Câmara realiza sessão especial em homengem ao patrono do parlamento campinense

    275
    0
    SHARE

    Felix_de_Sousa_AraujoA Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo Resolução nº 013/1981, vai realizar na próxima quinta-feira, 22, sessão especial para homenagear o patrono do Poder Legislativo, “Félix de Souza Araújo”, assassinado há 60 anos. Segundo informações do presidente da Casa, vereador Nelson Gomes Filho, a solenidade está marcada para ás 10 horas e contará com a presença de familiares, políticos e admiradores da obra do estadista.

    Natural de Cabaceiras, aos dezesseis anos, Félix de Souza Araújo já publicava artigos em jornais. Ainda no ano de 1938, Alceu Amoroso Lima reconheceu importante vertente de sua personalidade: a sua erudição.

    Foi pracinha voluntário da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Lutou nos campos da Itália contra o nazifascismo, em 1943. Foi correspondente de guerra e fundou o jornal “Cruzeiro do Sul”. Ao voltar, fixou residência em Campina Grande.

    Criou o programa “A Voz dos Municípios” na Rádio Borborema de Campina Grande. Também, durante muito tempo, manteve o programa “Carrossel da Vida”, com leitura de crônica diária na Rádio Caturité. Filiou-se ao PCB, disputando, por este partido, duas eleições: em 1946, para deputado federal e 1947 para deputado estadual. Deixou o PCB em 1948.

    Em 1947, Félix liderou a campanha de Elpídio Josué de Almeida a prefeito de Campina Grande. Foi secretário de Educação e Cultura deste governo, introduziu o “Cinema Educativo”. Coordenou a campanha eleitoral de José Américo de Almeida a governador da Paraíba (1950)..

    Elegeu-se vereador mais votado de Campina Grande em 1951, pelo PL (Partido Libertador). Integrou as comissões de Justiça, Legislação e Redação e de Educação e Cultura (1951 a 1953). Denunciou a corrupção. Rompeu com o prefeito Plínio Lemos e com o governador José Américo de Almeida.

    Félix Araújo foi assassinado na Rua Maciel Pinheiro, centro da cidade de Campina Grande. Faleceu aos 30 anos de idade em decorrência dos ferimentos, na Casa de Saúde Francisco Brasileiro, em Campina Grande.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here