No período de Carnaval muitos consumidores aproveitam os dias de folga para viajar e aproveitar a diversão carnavalesca. Mas, mais antes de arrumar as malas e pegar a estrada, os foliões precisam ficar atentos para que pequenos aborrecimentos não estraguem a diversão.
Brincadeiras de carnaval podem se tornar perigosas se alguns produtos forem utilizados sem os devidos cuidados. Alguns podem comprometer a segurança e a saúde dos consumidores, por este motivo, a escolha de alguns artigos exige cuidados.
Antes de adquirir produtos como spray, espumas artificiais, spray colorido de cabelo, verifique a procedência, a data de validade e se o produto possui o selo do INMETRO, que atesta a qualidade e segurança do artigo.
O ideal é que estes produtos sejam adquiridos em lojas especializadas em artigos para Carnaval e que o consumidor exija a nota fiscal de compra.
É importante verificar se as fantasias infantis não são confeccionadas com tecidos inflamáveis, e se o produto é de qualidade, pois muitos desses artigos ficam guardados em estoque por anos, sendo recolocados nas prateleiras apenas no período de carnaval.
Para quem vai viajar e adquiriu pacotes turísticos, é importante ficar atento ao cumprimento do que foi ofertado na hora da venda: valores cobrados, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), translados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor.
Vale lembrar que caso o pacote seja cancelado pela agência contratada, o consumidor tem direito à restituição dos valores pagos, e não sendo atendido em seu direito, deverá acionar o Procon.
Já no caso de desistência por parte do consumidor, a Agência poderá reter parte dos valores pagos, como multa, por isso o consumidor deve estar atento no momento da contratação para ajustar antecipadamente essas e outras condições.
O Procon alerta, também, para os cuidados na escolha de alimentos prontos para o consumo. Devem ser observados itens como data de validade e temperatura dos produtos.
Nas barracas de praias e nos lanches servidos pelos ambulantes, é importante observar o aspecto e o estado de conservação, que pode não ser adequado.
PMCG