A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande vai realizar, nesta quinta-feira, 09, o 1º Encontro Campinense de Adolescentes, com a oferta de vários serviços de saúde, esporte, lazer e cultura para os estudantes da rede municipal de ensino e do Projovem. O evento, que irá acontecer das 8h às 17 horas no Parque do Povo, tem como objetivo principal informar o público adolescente sobre as orientações de prevenção da gravidez nesta faixa etária.
De acordo com a coordenadora municipal de Atenção à Saúde Integral do Adolescente, Graça Carvalho, a estratégia faz parte da programação da 4ª Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve início nesta segunda e segue até a sexta, com diversas ações voltadas para a temática nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas do município.
“É fundamental que tanto a família quanto a escola assumam a responsabilidade de formar e informar os adolescentes para que eles consolidem uma visão positiva da própria sexualidade e tornem-se capazes para tomadas de decisões maduras e responsáveis”, disse.
A coordenadora explicou ainda que, das 5.518 crianças nascidas vivas em Campina Grande, no ano passado, 19,5% foram filhos de mães adolescentes. Destas, 55 nasceram de meninas com idades entre 10 a 14 anos e 1.026 de adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos. Ela chamou a atenção para as consequências de uma gravidez não planejada nessa fase da vida.
“Além dos riscos para a saúde da mãe e do filho, a gravidez na adolescência também tem uma relação direta com o abandono da escola, por isso, vamos realizar o encontro para que os adolescentes compreendam a importância da prevenção nas relações sexuais e os próprios cuidados que devem ter com a saúde”, alertou.
Além do tema da gravidez, as atividades do 1º Encontro Campinense de Adolescentes vão abordar discussões sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, álcool e outras drogas e os direitos do adolescente, por exemplo.
O evento será realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social, Cultura, Programa Fome Zero e STTP, além do SEST-SENAT, Senac, Instituto dos Cegos, Projeto Molecada e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.