A apresentação do prognóstico dos serviços de saneamento básico do município para os próximos vinte anos, bem como os programas, projetos e ações propostas para que Campina Grande alcance a universalização neste setor. Esta será uma das metas da II Conferência Municipal de Saneamento Básico de Campina Grande, a ser realizada nesta segunda-feira, 25, a partir das 14h, no Centro de Extensão José Farias de Nóbrega, da Universidade Federal de Campina Grande.
O intuito da conferência também é promover a discussão e participação social na construção do relatório final do plano, devendo, inclusive, ser apresentada a sua versão preliminar. O Plano Municipal de Saneamento Básico de Campina Grande está sendo elaborado através de um convênio entre a Secretaria de Planejamento de Campina Grande (Seplan), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PacTcPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A conferência faz parte do processo de controle social na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O Plano considerou as diretrizes nacionais para o saneamento básico estabelecidas pela Lei Federal 11.445 de 05 de janeiro de 2007.
Ele foi concebido de forma participativa, considerando a perspectiva da sociedade campinense quanto à prestação dos serviços de saneamento básico no município, garantindo a integração entre as informações técnicas oficiais e as coletadas nas 16 audiências públicas realizadas no período de 25 de novembro a 14 de dezembro de 2013 e nas urnas dispostas nos bairros ausentes nas audiências públicas.
Este plano busca a universalização dos serviços de saneamento básico, mediante o estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo, de forma que toda a população do município seja atendida com abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos, limpeza e manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.
Segundo Patrícia Hermínio Cunha Feitosa, professora do curso de Engenharia Civil da UFCG e coordenadora da equipe executora do Plano Municipal de Saneamento Básico, será fundamental a participação popular na elaboração do plano.
“Queremos que a comunidade campinense possa contribuir com a construção de propostas para melhoria dos serviços de saneamento básico, buscando atingir o objetivo de universalização do PMSB para o município de Campina Grande. Nesta conferência, serão apresentadas as propostas programas e ações a serem desenvolvidas no setor do saneamento nos próximos 20 anos. Com estas ações, esperamos garantir o direito de acesso a um ambiente salubre que nos conduza a uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade”, destaca.
Fonte: Codecom