Prefeitura inicia a Semana do Agricultor com a entrega de cisternas na comunidade do Estreito

    152
    0
    SHARE

    agircultora_Maria_Creuza_secretario-Fabio_Medeiros_cisternaA Semana do Agricultor, em Campina Grande, será marcada por obras e benefícios em favor das mais de cinco mil famílias residentes na zona rural. A programação começou na manhã desta terça-feira, 28, na comunidade do Estreito, em Catolé de Boa Vista, com a presença do secretário municipal de Agricultura, Fábio Medeiros, que fez a entrega de cisternas a proprietários rurais da região. A equipe da Seagri foi recebida pelos agricultores, que demonstraram contentamento quanto aos benefícios entregues nesta semana.

    Segundo o secretário, atualmente cerca de 300 cisternas estão sendo implantadas em parceria com a Funasa. Será feita uma programação de entrega destas cisternas, com capacidade, cada uma, de acumular 16 mil litros d’água. Já foi concluída a entrega de 332 cisternas da etapa anterior. A ASA, juntamente com o Centrac, também está fazendo também um trabalho de construção de mais 800 cisternas na zona rural de Campina Grande.

    Conforme revelou, ao longo da atual gestão, a zona rural de Campina Grande ficará praticamente toda integrada por uma grande quantidade de cisternas, com a implantação de aproximadamente três mil unidades. “Com o trabalho conjunto de vários órgãos esta meta poderá até mesmo a ser superada”, afirmou. A captação de água e o uso racional fazem com que o agricultor tenha uma tranquilidade maior em relação a épocas do passado.

    No Estreito, por exemplo, serão 20 cisternas, mas as outras comunidades rurais contarão, cada uma, entre dez a vinte cisternas. “Estamos felizes de neste dia chuvoso, entregar cisternas cheias de água, aos nossos agricultores residentes na comunidade Estreito. O nosso maior objetivo é ajudá-los para que eles tenham sempre alento, perseverança e coragem em continuar as suas atividades”, disse Fábio Medeiros.

    Entre as agricultoras beneficiadas com as cisternas entregues oficialmente no Estreito, está Marinês Bezerra Soares. Ela manifestou muita felicidade com o sucesso do projeto.

    “Este é mais um projeto muito bom para a nossa comunidade. Ele chegou, justamente, na hora em que a gente estava precisando. Só tenho que agradecer ao governo municipal. São muitos os benefícios porque temos água para o nosso abastecimento, pois antes a gente tinha que usar baldes para pegar água em casas distantes da nossa. A nossa alegria também é pelo fato de que o benefício veio justamente nesta época de racionamento. O bom é que nada gastei, sendo a cisterna paga pela prefeitura e pela Secretaria de Agricultura”, destacou, informando que a sua cisterna estava cheia e já havia transbordado duas vezes.

    Já Maria Creuza Silva de Farias, outra proprietária rural atendida com a implantação de cisterna, mostrou-se satisfeita com o benefício viabilizado pela prefeitura em prol da comunidade. “É um investimento muito bom, sendo uma coisa que fica prá sempre. A gente, durante esta semana, tem mais é que guardar água. Temos agora meios de enfrentar a estiagem. Antes, a situação de abastecimento era mais difícil, pois nem todo mundo poderia fazer uma cisterna. Tudo foi financiado pela prefeitura”, disse.

    Ao longo da semana, haverá distribuição de mudas e raquetes de palmas, acontecerão palestras, além de ser servido um café da manhã, na próxima sexta-feira, no Sítio São João, onde serão apresentadas todas as ações da Secretaria de Agricultura.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here