No próximo sábado, 29, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e neste dia, das 9h às 10h, os moradores do bairro Itararé que são assistidos pelas Equipes de Saúde da Família do local participarão de uma ação educativa na Faculdade Facisa.
A atividade consiste na explicitação dos prejuízos causados pelo cigarro à saúde do fumante. Em Campina Grande, há várias frentes de trabalho que visam combater o uso do cigarro. A Ação Intersetorial de Combate às Drogas, que teve a terceira reunião esta semana, está formando uma comissão para elaborar um plano de enfrentamento às drogas, incluindo o cigarro.
Além disso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o Programa de Controle do Tabagismo, conforme preconiza o Ministério da Saúde, que promove grupos de fumantes nas UBS com o intuito de que eles deixem o vício.
Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, odontólogo, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social.Qualquer pessoa pode participar. O Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade, por exemplo, tem grupos que se reúnem à noite e está com inscrições abertas para formar nova turma.
Em oito anos do programa, mais de 400 pessoas largaram o cigarro, em um total de mais de 700 inscritos. Até 2013, a estratégia estava presente em apenas oito Unidades Básicas de Saúde, em 2014 passou para 23, atualmente já são 35 e o objetivo é chegar a 80 UBS com o serviço.
Recentemente, o trabalho desenvolvido na UBS Romualdo Brito de Figueiredo, no Jardim Paulistano, foi escolhido o melhor serviço apresentado no 13º Congresso Brasileiro de Cardiologia. A ação consiste no uso da acupuntura na orelha para aliviar a tensão dos fumantes, fazendo-os relaxar e não sentir a necessidade do cigarro.
Com isto, a média de mortes por câncer de pulmão, principal doença causada pelo fumo, vem caindo na cidade. Em 2012 foram registrados 53 casos, enquanto que em 2013 foram 33 e em 2014 foram 35.
Prevenção
Para impedir e diminuir a formação de novos fumantes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em Campina Grande o Projeto Saúde na Escola – PSE, em parceria com a Secretaria de Educação do município. O PSE faz o acompanhamento nas 151 instituições de ensino municipais da cidade, verificando a situação de saúde das crianças e dos adolescentes e informando e conscientizando para o não uso do cigarro.
Fonte: Codecom