Os bebês que nascem com microcefalia e outras alterações neurológicas provocadas pela Síndrome Congênita do Zika têm uma agenda intensa de exames e consultas.
As mães destas crianças também acabam vivenciando o acompanhamento constante aos consultórios médicos e ao próprio ambiente hospitalar.
Para amenizar os efeitos desta rotina, as mães participaram na manhã desta quarta-feira, 11, de um piquenique para socialização em um ambiente diferente do hospitalar. A ação promovida pela Secretaria de Saúde de Campina Grande aconteceu no Clube Campestre.
As quase 60 mulheres atendidas no Ambulatório Especializado do Hospital Municipal Pedro I levaram aos seus filhos para o ambiente, onde participaram de um café da manhã, receberam serviços de beleza, assistiram a uma apresentação musical, receberam cestas especiais e partilharam este momento de descontração em alusão ao mês das mães. Elas também aprenderam técnicas para transportar o filho com conforto e sem esforço em uma oficina.
“Estas mulheres são guerreiras, passam por rotinas hospitalares com atendimento duas ou até mais vezes por semana, incluindo fim de semana e consultas com vários médicos. Então, é como se fosse um trabalho a mais que elas têm, além de cuidar de casa, outros filhos e até do emprego, já que muitas tiveram que parar de trabalhar para se dedicar ao acompanhamento do tratamento de seus filhos. Um evento como este aqui revigora e aumenta a autoestima dessas mulheres”, disse a psicóloga do Ambulatório Especializado, Jacqueline Loureiro.
A ação foi realiza em parceria com algumas empresas. A Secretária de Saúde, Luzia Pinto, destacou o trabalho de humanização que vem sendo feito com as famílias.
“Não é somente um atendimento médico e um tratamento, mas nós estamos trazendo esperança, carinho, apoio para estas mães, seus familiares e os bebês”, disse.
No Ambulatório, as mulheres recebem acompanhamento psicológico. Os bebês fazem fisioterapia, passam por consulta médica e exames especializados de imagem e outros que aferem capacidade respiratória, distúrbios neurológicos, acuidade visual e auditiva.
Fonte: Codecom