Autoridades discutem a associação entre os crimes

    167
    0
    SHARE

    O aumento exacerbado de investimentos estrangeiros nos setores de hotelaria e turismo no País – sobretudo no Nordeste – tem sido alvo de alerta para as autoridades. Segundo o presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) e procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, parte desses investimentos podem ser indícios de que o dinheiro proveniente do narcotráfico está sendo “lavado” desse modo.

    O assunto foi debatido no seminário sobre drogas e lavagem de dinheiro, promovido esta semana pelo Ministério da Justiça, em Brasília. Promotores e procuradores de Justiça, magistrados e delegados das polícias civil e federal de todo o País se reuniram para debater a estreita relação entre os dois crimes.

    Na última quarta-feira (25), Oswaldo Trigueiro Filho esteve à frente da mesa de trabalho que apresentou e analisou casos concretos e emblemáticos como o episódio do traficante Fernandinho Beira Mar, por exemplo.

    Os casos foram apresentados pelo promotor de Justiça de São Paulo, William Terra, e pelo delegado federal, Paulo Renato Herrera. “Eles mostraram de forma didática como os dois crimes estão associados. O ato de traficar tem uma relação próxima com a lavagem de dinheiro, já que é através da lavagem que o dinheiro proveniente do tráfico de drogas é transformado em dinheiro ‘lícito’”, explicou Oswaldo Trigueiro Filho.

    O procurador-geral de Justiça do MP paraibano falou sobre a importância do seminário. “O evento é uma oportunidade importante para qualificar os agentes no combate à lavagem de dinheiro, principalmente, quando a origem é o tráfico de drogas, além de possibilitar a troca de experiências e a atuação integrada para o combate aos crimes”, defendeu.

    O seminário foi aberto pelo diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi. Os participantes discutiram o panorama da lavagem de dinheiro e do tráfico de drogas no Brasil, estudos de casos reais, a metodologia de investigação de crimes de lavagem de dinheiro oriundo do narcotráfico e os aspectos processuais, como o bloqueio e perda dos bens apreendidos das organizações criminosas.

    MPPB

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here