A Secretaria de Assistência Social de Campina Grande (SEMAS) tem realizado através de sua rede de serviços, uma intensa e movimentada agenda de atividades que buscam manter os serviços das mais diversas unidades em pleno funcionamento, para melhor atender os usuários nas diversas zonas de atuação na cidade Rainha da Borborema.
Nas últimas semanas a SEMAS realizou a Conferência Municipal de Assistência Social, que reuniu centenas de profissionais da saúde, educação e assistência com a finalidade de pautar e elaborar planos de ações que possam ser levados para a Conferência Nacional, podendo ser analisado e implementado em uma política que possa ser usada em todo país em caso de apreciação positiva. O encontro se mostrou de grande importância pois levou ao debate, questões referentes ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Ainda nas ações da rede de serviços, as unidades da rede CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) elaboraram diversas atividades com foco na conscientização dos seus usuários. O CRAS – Glória realizou atividades temáticas com crianças e adolescentes do bairro, promovendo atividades ocupacionais, abordando temas adequados a realidade do seu ambiente de convívio, também realizou atividades com as mulheres da unidade, conscientizando e informando sobre os direitos da mulher, partindo da lei Maria da Penha como eixo principal das discussões.
O ACEASSUAS em parceria com o CRAS – Mutirão realizou na unidade do bairro um encontro com líderes dos catadores de resíduos da localidade com a finalidade de conscientizar e informar sobre o mercado de trabalho nos dias de hoje e os seus novos desafios. As discussões foram pautadas principalmente no alerta da qualificação profissional para o melhoramento da capacidade produtiva e incorporação neste mercado com maior facilidade.
Nos últimos dias os supervisores do programa Criança Feliz da proteção social básica, participaram na cidade de João Pessoa, de uma capacitação na modalidade CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) método esse que busca a valorização do protagonismo e a autonomia da família na proteção e no cuidado com a criança.
Finalizando as atividades até então, a coordenação de Políticas Públicas LGBT da secretaria, organizou as movimentações para um diagnóstico social que está sendo preparado em parceria com as secretarias de Saúde e Exducação, UEPB e Ministério Público Cidadão. Esse levantamento que se encontra em preparação para implantação, terá como objetivo principal analisar e criar um mapa da situação socioeconômica da população em questão.
Fonte: Codecom