A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou a vacinação contra o sarampo para bebês entre seis e onze meses de vida que vão viajar para áreas consideradas como de risco de transmissão. Essa vacina somente é oferecida para crianças de um a quatro anos de idade, mas em virtude da ocorrência da doença entre bebês em alguns locais, a imunização está sendo disponibilizada de modo excepcional.
No ano de 2014 foram detectados 198.124 casos de sarampo no mundo, com surtos em países da África e da Ásia. Países como Itália, Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Canadá e o Brasil também registraram aumento no número de casos. No estado do Ceará, no período de 2013 a fevereiro de 2015, foram confirmados 763 casos. Do total de casos confirmados neste período, 21,7% foram em crianças de seis a onze meses de vida. Portanto, os pais de bebês nesta faixa etária que forem viajar para estes locais devem vacinar os filhos duas semanas antes da viagem.
De acordo com a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz, essas vacinas não são oferecidas rotineiramente para este grupo. “Geralmente, oferecemos esse imunobiológico para crianças de 1 a 4 anos de idade, mas em função deste surto, a proteção será disponibilizada também para os bebês que viajarem para as áreas de risco”, disse. Os país devem ir a uma Unidade Básica de Saúde e agendar a vacina. É preciso levar o Cartão de Vacinação. “É importante ressaltar que mesmo sendo imunizado para a viagem, o bebê deve ser novamente vacinado após um ano com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e, após quinze meses, com a tetra viral que além dessas doenças também protege contra catapora”, ressaltou.
O Ministério da Saúde promoveu uma campanha da vacina tríplice viral no fim do ano passado A campanha foi de novembro de 2014 até janeiro de 2015 e 22.309 crianças na faixa etária foram imunizadas contra sarampo, caxumba e rubéola, o que corresponde a 96,01% dessa população na cidade. O imunobiológico continha leite e, por isso, as crianças com sensibilidade ao líquido não puderam ser vacinadas. A partir da próxima segunda-feira (16), será distribuída em todas as UBS a vacina isenta de leite e todas as crianças intolerantes à lactose poderão ser imunizadas.
Fonte: Codecom