A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou a vacinação da tríplice viral em crianças entre 1 e 4 anos de idade que tenham intolerância à lactose. A vacina protege contra sarampo, caxumba e rubéola e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Ministério da Saúde promoveu campanha dessa vacinação no fim do ano passado, mas o imunobiológico continha leite e, por isso, as crianças com sensibilidade ao líquido não puderam ser vacinadas. Agora, elas podem ficar protegidas contra as doenças porque a vacina está isenta do leite.
A campanha foi de novembro até janeiro e 22.309 crianças na faixa etária foram imunizadas contra sarampo, caxumba e rubéola, o que corresponde a 96,01% dessa população na cidade.
Agora, pouco mais de mil crianças precisam ser vacinadas, entre as que são intolerantes à lactose e as que não têm essa sensibilidade. As UBS oferecem os dois tipos de vacina.
A Coordenação de Imunização de Campina Grande também já iniciou a vacinação contra o sarampo para bebês entre seis e onze meses de vida que vão viajar para áreas consideradas como de risco de transmissão.
A vacina somente é oferecida costumeiramente para crianças de um a quatro anos de idade, mas em virtude da ocorrência da doença entre bebês em alguns locais, a imunização está sendo disponibilizada de modo excepcional.
No ano de 2014 foram detectados 198.124 casos de sarampo no mundo, com surtos em países da África e da Ásia.
Países como Itália, Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Canadá e o Brasil também registraram aumento no número de casos. No estado do Ceará, no período de 2013 a fevereiro de 2015, foram confirmados 763 casos.
Do total de casos confirmados neste período, 21,7% foram em crianças de seis a onze meses de vida. Portanto, os pais de bebês nesta faixa etária que forem viajar para estes locais devem vacinar os filhos duas semanas antes da viagem.
Os país devem ir a uma Unidade Básica de Saúde e agendar a vacina. É preciso levar o Cartão de Vacinação. “É importante ressaltar que mesmo sendo imunizado para a viagem, o bebê deve ser novamente vacinado após um ano com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e, após quinze meses, com a tetra viral que além dessas doenças também protege contra catapora”, ressaltou.
As UBS também oferecem as vacinas contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil, que deve ser aplicada entre seis e onze meses de vida. Atualmente, 100% dos bebês nesta faixa de idade foram protegidos na cidade, 3.100 crianças. Os pais precisam manter atualizados os Cartões de Vacina e levar às UBS para a vacinação.
