Começou a funcionar na tarde desta terça-feira, 3, o novo serviço da Secretaria de Saúde de Campina Grande voltado para os cuidados em Saúde Bucal das pessoas com deficiência. O serviço foi instalado no Hospital Municipal Pedro I. Na tarde desta terça, o prefeito Romero Rodrigues recebeu a Coordenadora Nacional de Saúde Bucal, Lívia Maria Almeida, para apresentar o espaço.
O Atendimento Odontológico em Ambiente Hospitalar a Pacientes com Necessidades Especiais é um serviço inédito na Paraíba. As pessoas com deficiência vão poder fazer procedimentos da média e alta complexidade, como cirurgias.
“O paciente vai ser atendido com sedação ou anestesia e com todos os cuidados especiais para tratar o problema de acordo com a patologia e a deficiência dos pacientes. O Ministério da Saúde exige apenas a criação do centro cirúrgico e o uso da anestesia geral, mas nós melhoramos o serviço e incorporamos também a sedação oral intravenosa para os casos mais simples. Também instalamos uma cadeira equipada e maca para repouso, que não eram obrigatórios, mas que colocamos para equipar mais o novo serviço”, explicou a Coordenadora da Rede Municipal de Saúde Bucal, Cassandra Duarte.
A Coordenadora Nacional de Saúde Bucal, Lívia Maria Almeida, aprovou a condução local do serviço, que é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde. “Estamos aqui diante de um trabalho que pode se tornar uma referência para o país. Além de ser inédito no estado, a equipe local ainda melhorou os serviços ofertados. O prefeito está de parabéns por, mesmo em um período de crise, municipalizar um hospital e mantê-lo tão organizando e expandido seus atendimentos”, disse.
“Implantar esse serviço no ambiente hospitalar é fundamental para que essas pessoas tenham acompanhamento de outras especialidades médicas durante as operações, já que geralmente apresentam maiores complicações em função das deficiências”, disse o prefeito Romero Rodrigues.
A Prefeitura Municipal de Campina Grande já vem ampliando o acesso aos serviços odontológicos com as equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde. Metade das equipes já têm atendimento odontológico e foram implantados ainda os Centros de Especialidades Odontológicas.