A realização de um café comemorativo marcou na manhã desta quinta-feira, 19, a passagem do Dia do Artesão em Campina Grande. A iniciativa aconteceu na praça de alimentação da Vila do Artesão, com boa participação dos artesãos que trabalham naquele espaço cultural. Durante o evento, a categoria tomou conhecimento de projetos e novidades destinados a dinamizar e valorizar o seu trabalho. Também houve a leitura mensagem de motivação, estimulando a fé de quem prestigiou a comemoração.
A programação foi aberta com a palavra de Erasmo Rafael, coordenador cultural da Vila do Artesão, que fez a saudação inicial aos presentes e explicou o objetivo da iniciativa. Em seguida, a coordenadora da Vila do Artesão, Ladjane Barbosa de Sousa, falou sobre a importância do trabalho dos artesãos e anunciou a realização de palestras para a categoria, estando prevista para a próxima segunda-feira uma exposição sobre o tema “Identidade Cultural”.
Depois dela, em nome da categoria dos artesãos, falou Carleuza Rodrigues de Sousa, presidente da Associação dos Artesãos da Rainha da Borborema. Ela parabenizou a categoria pela passagem do seu dia, destacando ainda os desafios enfrentados pelos artesãos locais.
Logo em seguida, fez pronunciamento, representando o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento, Alcindor Vilarim, o diretor de Incentivos da Amde, Gilmar Aureliano de Lima. Ele disse que, em Campina Grande, a categoria tem muito o que comemorar. “Temos, por exemplo, autoridades municipais que sabem ouvir os artesãos. Muito já foi feito, porém sabemos da necessidade de avançar ainda mais. Para tanto, tudo depende não apenas da Prefeitura Municipal de Campina Grande, mas da própria categoria dos artesãos”, afirmou.
Ele comunicou que está sendo viabilizada a implantação de internet nas dependências da Vila, além da circulação de uma nova linha de ônibus com destino aquele espaço artesanal. Também anunciou a realização de uma campanha promocional alusiva ao Dia das Mães, nos próximo mês de maio. Com isso, o público será estimulado a comprar o presente das mães na Vila do Artesão, que terá visibilidade por meio de ações de divulgação.
Outra iniciativa será a execução do Projeto “São João é na Vila do Artesão”, fruto de parceria entre a Amde e o Banco do Brasil. Os investimentos na programação junina serão da ordem de R$ 350 mil. A iniciativa vai dinamizar as atividades diurnas da mais importante festa popular do Brasil e estimular as vendas no local.
Fonte: Codecom