A Vila do Artesão conta com muitos chalés que alocam centenas de artesãos que dia a dia produzem suas peças e as comercializa no local, essas peças mostram de forma clara os traços da cultura nordestina que estão arraigadas nelas. A Vila se destaca também por ter em seu espaço o “Memorial Mestre Galdino” que traz peças originais desse famoso artesão nordestino.
Manuel Galdino de Freitas foi um artesão do Alto do Moura na cidade de Caruaru que viveu até o ano de 1996, deixando para trás uma extensa obra, que se destacava pela produção de peças únicas sem repetição, que na grande maioria se tratavam de cangaceiros alongados e figuras fantásticas, que cabiam ao apreciador da obra decifrar qual a mensagem que o Mestre Galdino gostaria de passar, gerando assim diversas formas de interpretação. Os trabalhos desse artesão caíram no gosto popular por não seguir as formas e estilos dos demais artesãos que produziam na região do Alto do Moura, fazendo assim de suas produções algo único e diferenciado.
A Vila do Artesão tem em suas instalações o “Memorial Galdino” que conta com dezenas de peças originais desse grande homem do artesanato nordestino, e estão disponíveis para visitação do público que poderá observar peças únicas e raras. As peças chegaram até a Vila no ano de 2012, através de uma doação do médico Ponce de Leon que foi incentivado por Eneida Agra Maracajá a doar seu acervo para a Vila do Artesão. Porém foi no ano de 2014, na gestão do prefeito Romero Rodrigues e na coordenação da Vila pelo produtor cultural Erasmo Rafael, que a Vila do Artesão recebeu em suas dependências um memorial, com a finalidade de expor essas peças para o público em geral.
Para Maria de Fátima que faz o controle de visitas do memorial, é um grande prazer trabalhar com as obras desse artista, “É muito bom poder fazer parte desse memorial, onde se encontra muitas peças, que são únicas e cheias de história, me sinto muito agradada em trabalhar neste memorial”, destacou a funcionária que diariamente explica as origens e a importância das peças que estão expostas aos visitantes do memorial.
Quem tiver o interesse de visitar as obras do Mestre Galdino, poderá ir até o espaço da Vila do Artesão que funciona na avenida Almeida Barreto S/N, bairro do São José, de segunda a sexta-feira de 13h às 17h. No equipamento público também há uma praça de alimentação que oferece um cardápio diversificado para os visitantes.
Fonte: Codecom