Aberta a Conferência de Juventude em Campina Grande

    163
    0
    SHARE

    Conferencia_juventude_IolandaTeve início na note desta sexta-feira, 28, a 3ª Conferência Municipal de Juventude, no Centro Cultural Lourdes Ramalho,  objetivetivando a discussão e elaboração de propostas que nortearão o Plano Municipal de Juventude em Campina Grande. Na oportunidade foi assinada a ata implantando o Conselho Municipal de Juventude.

    A abertura do evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas, o secretário executivo do gabinete do prefeito, jornalista Arquimedes de Castro, representando o prefeito Romero Rodrigues; a secretária de Educação do município Iolanda Barbosa; o coordenador de juventude de Campina Grande, Luiz Arthur “Tuta” Cabral; representando o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Gustavo Ribeiro; a secretária executiva de Juventude do Estado, Priscila Gomes, entre outras autoridades.

    O evento foi aberto com a palestra da  professora Iolanda Barbosa  intitulada “Panorama da Juventude em Campina Grande”

    Arquimedes de Castro, falando em nome do prefeito Romero Rodrigues, disse que esse momento é uma oportunidade extraordinária para que os jovens campinenses apresentem propostas de políticas públicas que atendam aos interesses da juventude da cidade. Ele destacou que Campina Grande ocupa atualmente o 69° lugar entre os municípios brasileiros que mais matam jovens, o que é preocupante, no entanto, na Paraíba existem realidades piores, como é o caso da capital paraibana, João Pessoa, que ocupa o 3° lugar, fato que envergonha o Estado.

    “Reparem que numa conferência dessas, as propostas que são apresentadas saem da própria sociedade civil, das pessoas que sofrem com a ausência de determinada políticas públicas, por isso é importante ouvir o que sai daqui para reorientar a aplicação dessas políticas, é esse o interesse do Prefeito Romero, mandando pra o evento dois de seus auxiliares”, destacou Arquimedes.

    O coordenador de Juventude da Sejel, Arthur Cabral, em sua fala afirmou que a conferência de juventude destina-se a ouvir os anseios da sociedade, porém, muitas vezes os avanços alcançados esbarram no desconhecimento das políticas públicas existentes, por parte das próprias pessoas interessadas.

    “A gente tem que pensar no hoje, no sentido de lutar contra a violência que afeta o jovem de Campina Grande, o consumo desenfreado de drogas tem contribuído muito para isso, realidades que precisa ser enfrentada, para que tenhamos uma juventude mais saudável e feliz” comentou Arthur.

    A programação da conferência de juventude segue neste sábado, 29, com início às 8h para o cadastramento dos participantes. Durante o período da manhã e tarde serão trabalhados 7 eixos temáticos, com professores universitários, advogados, ativistas sociais e outros profissionais, de onde sairão propostas que irão compor o Plano Municipal de Juventude.

    Será servido almoço para os participantes e durante o intervalo, haverá exposições artísticas e saraus de poesia. A noite haverá a votação das propostas em assembleia pública, também no Centro Cultural Lourdes Ramalho.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here