Em decorrência da manutenção do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 que teria início nesta quarta-feira (27) foi adiada para o dia 8 de junho. Nessa fase serão recolhidas informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.
O preenchimento caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet no Portal do Inep. A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande está responsável pelas Redes Municipal e Privada.
Os gestores devem procurar a partir do dia 8 de junho, o Laboratório 1, no CTE – Centro de Tecnologia Educacional. Este ano além de todos os dados referentes às escolas, está sendo exigido o NIS das crianças de 0 a 48 meses e dos professores.
O Censo Escolar, realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas. Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.
As informações do Censo também são usadas para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Fonte: Codecom