O Maior São João do Mundo mereceu elogios das principais estrelas que desfilaram durante os 30 dias pelos palcos do Parque do Povo, como foi o caso de “Chambinho”, artista com muita semelhança com Luiz Gonzaga e que o interpretou em “De Pai pra Filho”, filme biográfico do Rei do Baião.
“O São João de Campina Grande é a Copa do Mundo dos sanfoneiros. E estou muito feliz por estar aqui. Para mim é um sonho”, disse o sanfoneiro. “É um sonho que temos nutrido dia após dia e hoje eu trouxe para Campina Grande, nessa grande festa, o meu melhor”, acrescentou.
A banda Aviões do Forró, que há dois anos não participava do Maior São João do Mundo, retornou, matou a saudade e elogiou o evento: “Para um cantor de forró, tocar em Campina Grande, n’O Maior São João do Mundo, é a mesma coisa de um jogador de futebol brasileiro disputar uma final de Copa do Mundo contra a Argentina”, definiu José Alexandre Filho, ou Xande, vocalista da banda cearense.
A cantora Elba Ramalho, cadeira cativa no evento, sempre cantando na véspera do São João, manteve o mesmo entusiasmo de sempre: É uma festa de muita força cultural e tradição, com uma grande estrutura. Hoje é uma festa internacional. Por tudo isso eu quero estar aqui nessa noite, disse Elba.
Apresentando-se em Campina Grande, na edição do São João 2015, o padre Fábio de Melo que sempre arrasta caravanas, elogia o evento: Eu fico muito honrado em ter a oportunidade de participar d’O Maior São João do Mundo e feliz de estar nesta cidade que eu amo tanto, que faz parte da minha vida desde que eu comecei o meu trabalho”, ressaltou, para em seguida reconhecer o know-how de Campina na organização do evento, atendendo a faixas e públicos diferentes: Campina Grande tem muito o que ensinar ao Brasil sobre como se fazer um São João cultural e, ao mesmo tempo, religioso, declarou.
Há até quem revele a cidade e o evento como fontes inspiradoras, como foi o caso de Edilene Oliveira, diretora artística do balé Flor do Cerrado, de Brasília, que se apresentou no Parque do Povo no São João: Estar aqui, n’O Maior São João do Mundo, é fantástico. Para mim, Campina Grande é um solo sagrado. Tudo aconteceu aqui. Nós carregamos tudo o que vocês fazem aqui como influência para o nosso trabalho, revelou.
Já o cantor Alceu Valença, que fez um grande show no Parque do Povo, mandou uma mensagem para o prefeito Romero Rodrigues, elogiando a festa: Romero, acabei de acordar, mas tou te ligando para dizer que a festa foi maravilhosa, hiper-organizada. Um público fantástico. Todo mundo numa vibração incrível! Adoro as coisas verdadeiras, que nos pertencem, pertencem à nossa cultura, às nossas raízes. Viva o São João de Campina Grande.
Wesley Safadão, vocalista da banda Garota Safada, antes de subir ao palco principal do Parque do Povo, para o show de encerramento do Maior São João do Mundo, derramou-se em amores pela cidade e pelo evento:
– Campina Grande é, sem dúvida, um dos lugares do Brasil onde sou bem recebido e tenho sempre que corresponder à altura, com um show novo. Foi no São Joao de 2007, que a banda foi descoberta pela produtora que nos profissionalizou e apresentou para o Brasil.
Fonte: Codecom