Campanha contra poliomielite deve vacinar mais de 26 mil crianças

    232
    0
    SHARE

    dia_D_vacinacaoA 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite começa no próximo sábado,15, em todo o país, com o dia ‘D’ de mobilização contra a doença. Em Campina Grande, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Saúde abrirão no sábado para oferecer a imunização às crianças. A campanha segue até o dia 31 e em toda a cidade 26.184 crianças estão na faixa etária adequada para receber a vacina, que é de seis meses de vida e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é proteger 95% do público total, ou seja, 24.874 crianças.

    O polivírus não é registrado no Brasil há 26 anos, mas em alguns países a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, atingiu patamares de epidemia. Como a doença não foi erradicada completamente, é necessário que os pais levem os filhos para a vacinação, inclusive os que já se protegeram em anos anteriores, mas que continuam dentro da faixa etária, reforçando a imunização.

    De acordo com a Diretora de Vigilância Sanitária (DVS), Eliete Nunes, não há fortes contraindicações para a vacina. “É necessário que os pais levem seus filhos para tomar a gotinha contra a polio porque, na campanha passada, precisamos prorrogar o período de vacinação por duas vezes. Não temos registros de casos, mas não podemos negligenciar a doença”, disse.

    A fase mais vulnerável à paralisia é a que compreende a faixa de idade entre seis e onze meses de vida. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que provoca a paralisia dos membros inferiores. Ela é causada e transmitida por um vírus que entra geralmente por meio da boca ou do nariz da criança. A vacina é via oral, não dói, e apenas duas gotas representam uma dose.

    Simultaneamente à Campanha 2015 contra a Poliomielite, o Ministério da Saúde também realiza a Campanha Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Com isso, crianças de 0 a menores de 5 anos de idade podem receber outras vacinas contra pneumonia, meningite, otite, sinusite, hepatites, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche e influenza. Portanto, é necessário levar a carteirinha de vacinação às unidades.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here