Com a secretária de Assistência Social Eva Gouveia representando o prefeito Romero Rodrigues, a X Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Campina Grande foi aberta na manhã desta segunda-feira, 25, no Centro de Formação de Educadores, no bairro das Malvinas. O evento se estenderá até a tarde desta terça-feira, com início às 8h.
O tema escolhido para esta décima conferencia foi o seguinte: Política Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Na abertura do evento, jovens apresentaram temáticas ligadas à luta por seus diretos, lembrando o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A conferência contou com a presença dos conselheiros do CMDCA, representantes de outros conselhos e autoridades ligadas à temática. Titular da Semas, a secretária Eva Gouveia lembrou que a finalidade do evento é propiciar a mobilização para reflexão em âmbito municipal dos princípios constitucionais sobre os direitos dos futuros homens e mulheres. “Estamos vivenciando um momento histórico, já que iremos rever alguns pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, registrou.
A secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, que representou o selo UNICEF, o conselheiro tutelar Everton Lima, o juiz titular da Vara da Criança e do Adolescente Max Nunes, o vereador Napoleão Maracajá e Socorro Carvalho, coordenadora do CMDCA, também prestigiaram a abertura da conferência.
A coordenadora destacou a importância da discussão em pauta e alertou para a diminuição da maioridade penal. A conselheira também abordou a parceria para realização do evento entre o conselho e a Prefeitura de Campina Grande, através da Semas. “A secretária e seus diretores não mediram esforços para realização da conferencia, inclusive se reunindo conosco em pleno final de semana”, disse Socorro Carvalho.
Fonte: Codecom