A Cavalgada Junina, que sairá às ruas de Campina Grande neste sábado (17) ,reúne cavaleiros e amazonas que já confirmaram encontro para às 8h na Estação Velha. A comitiva iniciará a Cavalgada Junina pelas ruas centrais da cidade e em seguida, a tropa seguirá para o Parque de Exposições de Animais, localizado no bairro do Ligeiro.
A Cavalgada Junina, com inspiração nos Tropeiros da Borborema, se afirma como um dos eventos de grande apelo cultural, dentro da programação do Maior São João do Mundo. A marcha, ritmada do cavalo Mangalarga Marchador, faz uma toada harmoniosa com os sons da sanfona, do triângulo e da zabumba, como se fosse um quarto e inusitado instrumento, na formação do forró genuíno.
As cavalgadas, cuja prática é motivada pelo espírito esportivo, religioso ou cívico, têm encontrado grande aceitação no Nordeste. Em Campina Grande elas ganham uma feição cultural, sobretudo porque remetem às origens da cidade e a um dos seus símbolos mais expressivos: os Tropeiros da Borborema. Esse apelo cultural, cuja origem remonta aos séculos 17 e 18, foi a principal razão para a inclusão da Cavalgada Junina na programação oficial do Maior São João do Mundo.