Com o tema “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade para o pedestre”, a Prefeitura de Campina Grande estará lançando, às 09hs desta quinta-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito 2014. A cerimônia de abertura se dará na Escola Municipal Fernando Cunha Lima, no bairro do Jeremias. A escola é uma das participantes da Olimpíada de Educação de Trânsito nas Escolas do Município.
As atividades da Semana de Trânsito vão até o dia 25 de setembro e são realizadas para promover a reflexão de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas sobre a realidade do trânsito brasileiro. O tema deste ano, sugerido pela Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran.
Durante uma semana, a STTP, em parceria com outros órgãos como o CTMU (Comitê técnico de Mobilidade Urbana) e Sest/Senat, vai promover blitze educativas, palestras, passeio ciclístico e atividades de conscientização para o “Dia Mundial sem Carro”, com enfoque em temas como mobilidade urbana, ciclistas e pedestres, visando estimular os cidadãos a serem partícipes no processo de alteração de comportamento no trânsito.
Para o superintendente da STTP, José Marques, abordar o tema proposto pelo Contran é uma oportunidade para repensar o espaço urbano para evitar acidentes de trânsito, preocupando-se com a mobilidade do pedestre. “Nós da STTP já vínhamos desenvolvendo, desde o primeiro semestre, o projeto da 2ª Olimpíada de Trânsito, que tem como foco a segurança do pedestre. E, esse é o nosso propósito”, disse.
O destaque na programação da Semana Nacional de Trânsito será o dia 22 de setembro, o “Dia Mundial sem Carro”, convidando a população de Campina Grande a aderir à iniciativa, através de uma forte campanha midiática. O objetivo é incentivar os cidadãos a não usarem carro neste dia, preferindo outros meios alternativos de transporte: a pé, de bicicleta, de ônibus ou até mesmo com a chamada carona solidária.
Bicicletada – Um passeio ciclístico também vai antecipar o “Dia Mundial sem Carro”. No domingo (21), a STTP, em parceria com os colégios Panorama e Petrônio Figueiredo, promove a “1ª Bicicletada”. A concentração será a partir das 6h20, no Colégio Panorama, na Avenida Almirante Barroso (Cruzeiro), iniciando o passeio às 07h em direção à Rua Odon Bezerra (Liberdade), onde, às 7h30, haverá o encontro, na esquina com a Rua Riachuelo, com o grupo de ciclistas do colégio Petrônio Figueiredo. Em seguida, todos os participantes seguirão para o Parque da Criança.
Durante a ação, haverá sorteio de brindes para os participantes, que poderão realizar as inscrições na secretaria de cada escola integrante do evento, que também recebe a parceria e o apoio logístico do Sest/Senat e da loja Well Bike, que colocará equipes de apoio à disposição dos participantes para fazer manutenção das bicicletas.
De acordo com a coordenadora de educação de trânsito da STTP, Fátima Rodrigues, a “Bicicletada” tem por objetivo promover a discussão e a conscientização sobre o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, sustentável e saudável.