Foi aberta na manhã desta quinta-feira, 16, no auditório do Centro de Formação de Professores, na rua José Marques Ferreira, no bairro das Malvinas, a III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Esta edição tem como sede a cidade de Campina Grande e a organização é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A programação foi iniciada no período matinal, estendendo-se até o final da tarde.
O ano de 2015 será marcado pela realização das Conferências dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual se constitui num espaço relevante de participação social.
Por essa razão, o envolvimento de vários segmentos da sociedade civil, juntamente com o governo, é necessário para o fortalecimento do processo democrático de proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Este ano, a conferência tem como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.
Nessa proposta, está sendo feita uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais quanto ao diálogo com outras temáticas afetas aos Direitos Humanos: gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida.
Na abertura do evento, a representante do governo estadual, Simone Jordão, presidente da Funad (Fundação de Apoio ao Deficiente), disse que a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, estava de parabéns pela organização e realização do evento.
“Trabalhar de forma transversal não é fácil”, pontuou Simone.
Representando o prefeito Romero Rodrigues, a titular da Semas, Eva Gouveia, registrou que “a participação e inclusão na sociedade, igualdade de oportunidades, acessibilidade e a não discriminação, são temas inerentes aos direitos humanos e representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana”.
Prestigiaram a Conferência o presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Genésio Barbosa, além de Maria da Paz, presidente municipal. Marlene Veiga, vice-diretora do CAIC José Jofily, Julia Coutinho, chefe do Centro de Formação de Professores e Mércio Esperança, gerente de políticas públicas de pessoas com deficiência da Semas também ocuparam o local de honra.
Na Paraíba, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada em João Pessoa nos dias 18 e 19 de agosto, sendo precedida por quatro conferências regionais: Campina Grande/Monteiro; Patos; Sousa/Cajazeiras e João Pessoa/Guarabira.
Na Conferência Regional de Campina Grande, 71 municípios paraibanos mandaram seus representantes para serem escolhidas temáticas que serão discutidas na Conferência Estadual.
Fonte: CODECOM