“Dia Rosa” é realizado em Centros de Saúde e UBS

    196
    0
    SHARE

    dia_rosaPassados quinze dias da campanha “Outubro Rosa”, o movimento se intensifica com ações nos Centros de Saúde dos bairros e Unidades Básicas de Saúde. Nesta quarta-feira (15), três locais receberam o “Dia Rosa”, com palestras para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama através do diagnóstico precoce, atividades culturais e serviços de beleza.

    Para o “Dia Rosa”, os locais foram completamente decorados com a cor rosa. Somente no Centro de Saúde da Palmeira, cem mulheres compareceram e assistiram à palestra e depois receberam serviços de pintura de unha e maquiagem. Desde o início do mês, os médicos da unidade intensificaram os encaminhamentos para exames de detecção do câncer de mama para as mulheres do grupo prioritário, aquelas que nunca fizeram exames ou fizeram há muito tempo e que têm mais de 40 anos de idade.

    Fátima Silva se enquadra no grupo prioritário e pela primeira vez vai fazer o exame. “Eu fiquei sabendo de toda a importância da prevenção aqui na unidade conversando com os médicos e aqui mesmo consegui marcar o exame, que já vou fazer esta semana”, disse.

    Além da Palmeira, a UBS Rosa Mística e o Centro de Saúde de São José da Mata também tiveram nesta quarta-feira o “Dia Rosa”. Nesta quinta, 16, a ação aconteceu na Policlínica das Malvinas e todos os centros e UBS têm diariamente trabalhado com temas da campanha “Outubro Rosa”, com profissionais tirando dúvidas, prestando esclarecimentos, e marcação dos exames de mama e citológicos.

    Além destas ações, estão previstas até o fim do mês atividades como corrida, caminhada, passeio ciclístico, sarau e entrega do anexo do Hospital Pedro I. A secretária de Saúde do Município, Lúcia Derks, explicou que graças à municipalização desta unidade a campanha “Outubro Rosa” se consolidou em Campina neste segundo ano e agora faz parte do calendário anual de eventos da cidade. “Temos dois mamógrafos novos no Pedro I e isto nos dá autonomia para fazermos de forma independente das clínicas mais de 2 mil exames nesta campanha”, explicou.

    Nesta quinta-feira, 16, o prefeito Romero Rodrigues realizou a assinatura das ordens de serviço que vão contemplar a construção do Complexo Habitacional Aluízio Campos, com de 4,1 mil moradias, além de 3 creches, 2 escolas, 2 praças com academia e 2 UBS. “Hoje já estamos perto das 100 UBS e todas com médico atendendo regularmente. Com mais estas duas unidades e praças com academias que melhoram a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde, estamos contribuindo para a prevenção de problemas e garantindo o acompanhamento médico cada vez mais próximo dos moradores”, comemorou.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here