Essa afirmação é do vereador Olimpio Oliveira, da cidade de Campina Grande, o qual já ministrou mais de 700 palestras educativas para a refração ao consumo de drogas nas escolas e comunidades da Paraíba.
“A única e mais efetiva ação preventiva em relação às drogas no Estado é desenvolvida pelo nosso mandato. Não há qualquer outro registro de atividades realizadas pelo governo estadual ou por qualquer prefeitura. São 12 anos de trabalho voluntário e perseverante para fazer aquilo que é uma obrigação dos governos”, considerou Olimpio.
Segundo Olimpio, o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, instituído através da Lei Federal nº 11.343/06, é focado em três pilastras fundamentais, a saber: A prevenção, a reinserção social e a repressão ao tráfico. “Lamentavelmente, os governos destinam a maior parte dos recursos para a repressão, ou seja, quase nada é feito no campo do tratamento e reinserção social e os investimentos na prevenção não existem”, explicou Olimpio.
O vereador é requisitado para ministrar palestras em toda a Paraíba, inclusive, já esteve em vários outros estados nordestinos.