Nem todos os oito deputados estaduais do Republicanos nem todos os seis deputados estaduais eleitos do PSB estão fechados com a recondução do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos) ao comando da Mesa Diretora. Apesar de ambas as legendas integrarem a base governista, alguns dos parlamentares desejam pleitear o cargo, é o caso do novato Michel Henrique (Republicanos), e do veterano Tião Gomes (PSB). Este último vai para o nono mandato na Casa com o sonho de presidir o parlamento antes de pendurar as chuteiras.
Mesmo diante da divergência, o deputado estadual Wilson Filho, do Republicanos, acredita que até o dia da eleição os ânimos estarão mais acalmados e uma unidade em torno de uma candidatura única não está descartada. O parlamentar defende, no entanto, que um membro do Republicanos encabece a disputa e o nome que vem recebendo mais apoios dentro do grupo é de Galdino.
Em entrevista nesta semana, Galdino não descartou a possibilidade de ter um membro do PSB como seu vice na chapa para eleição da Mesa, mas o deputado Tião Gomes reagiu e deixou claro que disputará presidência da Assembleia e que até já está formando um grupo aliado: “Estou vivo e forte nesse páreo”, avisou.
Galdino, inclusive, apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para colocar um fim nas diversas interpretações sobre o que pode e o que não pode na eleição da Mesa Diretora. O objetivo é fazer com que a presidência se assemelhe a um mandato executivo, em que só é permitida uma única reeleição consecutiva, vedando um terceiro mandato subsequente de uma legislatura para outra.
A preço de hoje não há definição. Além de Galdino, Michel Henrique e Tião Gomes, também já colocaram o nome à disposição para comandar o legislativo os deputados Eduardo Carneiro, do Solidariedade, e George Morais, do União Brasil.
Até janeiro muita água passará pode debaixo dessa ponte, e os acordos de hoje, podem ser apenas lembranças de uma articulação futura.
Fonte: Blog do Ninja