O Festival de Inverno de Campina Grande nesta noite de quinta feira, 20, contou com a estreia do espetáculo “Mário fora do armário”, do diretor carioca José Mauro Brant. A peça é baseada na obra do escritor paulista Mário de Andrade, um dos mais importantes autores da literatura brasileira.
Para José Mauro Brant, diretor, roteirista e também ator do espetáculo “Mário fora do armário”, foi importante estrear seu trabalho nesta edição do FICG, uma vez que o roteiro trata sobre memória afetiva e o Festival de Inverno representa tantos sentimentos. Brant destacou que é leitor das obras de Mario de Andrade desde 1994.
“Tudo só funcionou porque houve muito estudo em cima das obras de Mário de Andrade”, disse, ressaltando que foram três meses de ensaios para montar essa versão da peça.
Mário de Andrade é conhecido por sua diversidade de gêneros textuais como: cartas, poemas, críticas, convite de festas e muitas outras obras que até hoje não foram publicadas. O espetáculo são pontos que o escritor deixou ao morar no Rio de Janeiro, e José Mauro achou conveniente pegar essa parte da vida desse grande autor e levar para o palco.
Na oportunidade, José Mauro Brant agradeceu a Eneida Maracajá pela oportunidade de estrear seu espetáculo no FICG. “Este foi o primeiro Festival que eu participei há 20 anos e essa é a minha quinta participação, então, foi uma grande emoção dividir com Campina Grande este espetáculo, contando com a colaboração dos outros dois atores que também são cariocas”, afirmou o diretor.
O público presente na Praça da Bandeira ficou encantado com a mostra de teatro do espetáculo “Mário fora do armário”, que interagia em algumas partes com os expectadores, como no inicio quando o ator interpretou cantigas populares a exemplo de “se essa rua fosse minha” e “Terezinha de Jesus”, em outras ocasiões arrancando risadas da plateia e também a atenção em momentos mais sérios da apresentação.
Para Patrícia Alencar, enfermeira, que estava na Praça da Bandeira assistindo ao espetáculo, restou muita surpresa. “Conhecia algumas obras de Mário de Andrade, mas nunca havia visto a interpretação de nenhuma delas, fiquei impressionada com a peça”, disse a profissional de saúde.
O quadragésimo Festival de Inverno continua com muitas apresentações de teatro e música até o dia 23 de agosto. Outras informações e a programação completa podem ser acessadas no site oficial: festivalcampina.com.br.
Fonte: Codecom