Gestoras e técnicas das creches da Rede Municipal de Educação participaram na manhã desta quarta-feira (22) da Oficina Integrada do PSE (Programa Saúde na Escola).
A atividade contou também com a participação de integrantes das Unidades de Saúde e Vigilância Sanitária.
De acordo com a coordenadora do PSE Educação, Izabel Veiga, a oficina foi realizada com o objetivo de planejar as ações para o semestre até agosto de 2015. A cidade é dividida em Distritos Sanitários, as gestoras e técnicas das creches participaram dos grupos com a Unidade de Referência.
Ações essenciais como avaliação antropométrica, verificação da situação vacinal, promoção e avaliação da saúde bucal, avaliação oftalmológica, além de promoção da segurança alimentar e promoção da alimentação saudável vão ser desenvolvidas nas creches.
As gestoras e técnicas foram divididas em grupos de trabalho para o planejamento das ações integradas.
Instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e da Educação, somente em 2013 Campina Grande aderiu ao programa.
As políticas de saúde e educação são voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral.
A proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada por meio de Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), numa construção do planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações realizadas coletivamente, tendo troca de saberes e afetos entre profissionais de saúde e da educação.
O GTI é comporto por uma representante da Secretaria de Saúde (Adriane Queiroz) e uma da Secretaria de Educação (Izabel Veiga), por parceiros locais da saúde e educação e pelos educandos.
Fonte: Codecom