O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo sistema Educacenso, do Ministério da Educação, comunica aos gestores da rede municipal de ensino que a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar 2015 (fechamento do ano letivo) foi iniciada nesta segunda-feira, 29, às 10h, no Laboratório 1, do Centro de Tecnologia Educacional da Prefeitura de Campina Grande.
Inicialmente, a abertura do sistema Educacenso estava prevista para o dia 15 de fevereiro. No entanto, em decorrência de problemas técnicos, somente nesta segunda-feira o INEP abriu o sistema para coleta de informações de Rendimento e Movimento dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do Censo Escolar, que se estenderá até o dia 1º de abril.
A secretária de Educação, Iolanda Barbosa, solicita aos gestores que compareçam o mais rápido possível ao Laboratório 1, no CTE, para evitar problemas de última hora, a exemplo de congestionamentos do sistema.
Os dados informados são fundamentais para conhecer o rendimento e a movimentação dos alunos da Educação Básica e serão utilizados como base para o cálculo das taxas de rendimento e abandono escolar, que expressam o percentual de alunos aprovados, reprovados, que abandonaram a escola ou que não responderam esses dados. As taxas de rendimento são fundamentais para a verificação e acompanhamento do rendimento das escolas. Além disso, são variáveis utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Fonte: Codecom