Mais de 87 mil pessoas devem se vacinar na campanha contra a gripe

    209
    0
    SHARE

    vacina_gripeA Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2015 começa no dia 4 de maio e vai até o dia 22 com a realização de uma mobilização geral no dia 9, o chamado dia D. Em Campina Grande, por meio da Coordenadoria de Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde visa imunizar pelo menos 80% das 87.381 pessoas que se enquadram nos perfis dos grupos que devem ser vacinados. A campanha é realizada todos os anos e em 2014 foram vacinadas 68.056 pessoas na cidade.

    Fazem parte do público alvo para quem serão disponibilizadas as vacinas as crianças de seis meses a menores de cinco anos (26.184); os trabalhadores da área da saúde das esferas pública e privada (6.826 pessoas); gestantes (4.574); as puérperas, mães que deram à luz há até 45 dias (752); os idosos com mais de 60 anos de idade (43.349); os portadores de doenças crônicas não infecciosas (5.693), além de detentos do sistema carcerário e funcionários do sistema prisional e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.

    A vacina será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde e em locais como hospitais, abrigos e presídios.O público alvo deverá levar o cartão de vacinação e uma recomendação médica para receber a vacina. A vacina contra a gripe é trivalente, prevenindo contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.As pessoas que apresentaram problemas após a receber a imunização em anos anteriores devem evitar passar pelo procedimento, assim como aquelas que têm histórico de alergia a ovo de galinha, em função de a vacina ser desenvolvida por meio deste componente.

    Algumas reações como vermelhidão, dor e enrijecimento do local da injeção e até febre são consideradas normais e podem durar até 48 horas. No dia 9, que é em um sábado, as UBS abrirão as portas para aplicar as vacinas e a Secretaria de Saúde vai realizar uma ação volante no Centro da cidade. De acordo com a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz, o objetivo dessa campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade causadas pelo vírus da Influenza para esse público alvo.

    “Os grupos mais vulneráveis de todos esses são as crianças e os idosos que devem, inevitavelmente, passar pela vacinação”, disse. Segundo o Ministério da Saúde, em 2014 em todo o país, 63,7% dos óbitos por Influenza (207 das 326 mortes) possuíam pelo menos um fator de risco, com destaque para os óbitos de adultos de 60 anos ou mais (28,6%) e para indivíduos com cardiopatias crônicas (19,1%).A maioria, 226 pessoas das 326 mortas (69,5%), fez uso do antiviral, porém com tempo avançado após a descoberta dos primeiros sintomas, não sendo mais possível reverter os seus efeitos. Em Campina Grande em 2014 mais de 2.500 pessoas receberam tratamento por causa da gripe.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here