A Comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar as ações referentes ao combate à epidemia do zika vírus e da microcefalia fará uma visita ao Ambulatório Especializado no Tratamento de Microcefalia do Hospital Municipal Pedro I, em Campina Grande, na tarde desta sexta-feira, 1º de Abril. A comitiva vai conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade para assistência às gestantes com sintomas de zika e aos bebês com microcefalia, a partir das 15h.
Os deputados federais que integram a Comissão vão acompanhar também o trabalho de pesquisa do Ipesq, Instituto que fez as descobertas sobre a relação da epidemia de zika e os efeitos do vírus nos bebês, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande. O objetivo da visita é conhecer experiências bem-sucedidas no enfrentamento da zika.
A Comissão foi criada em fevereiro para visitar as cidades onde o número de casos de zika e microcefalia são altos e avaliar as políticas públicas de saúde voltadas para o problema. No cronograma da comissão também estão previstas, ainda sem data marcada, viagens para o Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Aracaju.
O Ambulatório Especializado do Pedro I foi o primeiro centro de referência da Paraíba a oferecer serviços a estes pacientes. Já foram atendidas mais de 500 gestantes e 40 bebês com a Síndrome da Zika Congênita estão cadastrados. O serviço realiza exames nas crianças, avaliação médica com neurologista para avaliar os danos cerebrais e os avanços, além de fisioterapia específica para estimular o desenvolvimento motor destas crianças. As mulheres fazem exames e são acompanhadas por psicólogos.
Fonte: Codecom