A Prefeitura Municipal de Campina Grande vai iniciar na manhã desta quarta-feira (10) os mutirões de combate à dengue nos dezessete bairros que ficaram com índice de infestação do mosquito acima de 3%. A primeira mobilização vai acontecer no Lauritzen, que está com o maior índice e infestação (11,11%), de acordo com o último Levantamento do Índice de Infestação Rápido do Aedes aegypti – LIRA, realizado de 18 a 22 de março deste ano.
Os mutirões fazem parte da campanha de prevenção da doença, lançada na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde, e deve envolver toda estrutura da administração pública do município.
Na mobilização desta quarta, várias ações de limpeza de ruas, córregos e terrenos baldios serão realizadas no Lauritzen, além da visita dos agentes de endemias em 1400 residências do bairro. Nas escolas públicas da localidade, professores e agentes de saúde vão realizar palestras e oficinas com os estudantes, com o tema da campanha “Em terra de Raposa e Galo, mosquito não tem vez”.
A gerente de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde, Rossandra Oliveira, explica que a maior dificuldade para trabalhar no bairro é o alto índice de residências fechadas. “Durante a coleta de dados do Lira, 35% dos imóveis do Lauritzen estavam fechados. Por isso, é importante que os moradores recebam os agentes de endemias neste mutirão”, alertou.
Ainda de acordo com Rossandra, a população que estuda ou trabalha durante o dia pode agendar a visita dos agentes de endemias em horário especial, através do telefone (83) 3315-5124.
PMCG