A prefeitura de Campina Grande, por meio da campanha Maio Amarelo, vai realizar nesta terça-feira, 12, a “Caminhada Pela Vida”. A manifestação, que terá inicio a partir das 16hs, na Av. Juscelino kubitschek – no Presidente Médici, é um convite a todos para um momento de reflexão para uma paz no trânsito.
A iniciativa é uma parceria da divisão de educação de trânsito da STTP, com os demais parceiros do Movimento Maio Amarelo, como a ONG MOPE – Mobilizar para educar, Mexe Campina, SEST/SENAT, dentre outros. Além de contar com a sociedade civil organizada, o evento terá ainda a participação de familiares e amigos das vítimas do trânsito, a exemplo de representantes de uma família daquele bairro que perdeu seu patriarca em um acidente de trânsito em maio do ano passado, quando o senhor Francisco Rilton Nunes Gomes, 52 anos, perdeu a vida, deixando esposa e três filhos. “Conclamo a todos para unirmos por essa causa. Mudar é possível, precisamos repensar o comportamento de todos no trânsito”, comentou a senhora Lígia Cristina, esposa da vítima.
Uma das propostas da Caminhada Atenção pela Vida é chamar a atenção da para o tema e desencadear uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil em torno de propostas que aperfeiçoem as políticas de trânsito, objetivando reduzir as estatísticas de mortes e acidentes.
Os participantes vão usar roupa branca com acessórios em amarelo, cor que simboliza atenção no trânsito. “Essa mobilização pretende, ainda, reforçar o conceito de que todos nós temos responsabilidades para tornar nossas ruas e estradas em lugares seguros. E isso envolve ciclistas, motociclistas, motoristas, passageiros e também pedestres. Cada um deve fazer sua parte”, disse Fátima Rodrigues, coordenadora da divisão de educação de trânsito da STTP e organizadora do Movimento Maio Amarelo.
O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países que mais registram mortes no trânsito, perde apenas para Índia, China e Nigéria. A cada ano, mais de 40 mil pessoas morrem no Brasil em colisões e atropelamentos. O índice de mortes é de 23 para cada 100 mil habitantes. Na Paraíba foram registrados 356 óbitos, conforme dados do Datasus 2014.
SERVIÇO:
Caminhada Atenção pela Vida
Data: terça, 12 de maio
Horário: 16h
Concentração: 15hs – trecho do posto de combustível da Av. JK.
Fonte: Codecom
Prezados,
Todos os dias os noticiários informam os absurdos do trânsito. Isso é crescente.
As estatísticas disponíveis dizem que todo ano o trânsito mata e fere mais de 50 milhões de pessoas no mundo. O que fazer?
No Brasil o trânsito foi municipalizado! O município é responsável por parte dessas estatísticas por ser ele o Concessor de Transporte? Além das cobranças de multas, ele age em busca da ordem no trânsito? Essa é uma discussão incansável!
Gostaria de apresentar a minha proposta para uma tentativa de melhoria no trânsito. É uma alternativa Mobile para o Programa “COMO ESTOU DIRIGINDO?”, que informa, via e-mail e relatórios, imprudência de motoristas na condução de veículos nas ruas e estradas, oferecendo eficiência e credibilidade na busca do trânsito mais seguro.
Tenho tentado oferecer aos municípios e seus órgãos gestores/fiscalizadores do trânsito, de forma GRATUITA, o Web App //www.m3drive.com. TAREFA DIFÍCIL!!!
Conheça também a versão Mobile em //www.m3drive.com/mobile.
Gostaria de disponibilizar a ferramenta M3 drive para essa Entidade se ela entender que, de alguma forma, poderá ajudar na busca de ruas e estradas mais seguras.
Fico à disposição para melhores esclarecimentos.
Att