Como captar recursos públicos, adaptar sítios governamentais aos critérios de acessibilidade e ainda ter acesso a softwares públicos que não necessitam de pagamento de licença. Essas e outras informações são levadas aos novos prefeitos e prefeitas na programação preparada pelo Ministério do Planejamento para o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas.
Uma das intervenções explicará como captar recursos públicos por meio do Portal de Convênios, que é uma espécie de cadastro dos recursos federais disponíveis para celebrar convênios, contratos de repasse e termos de parceria. Os gestores municipais também serão instruídos sobre acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG). O documento traz normas que facilitam a navegação dos cidadãos, independentemente de obstáculos culturais, sociais e físico-motores.
Outras importantes ações que serão levadas aos prefeitos é a disponibilização de dados em formato aberto e o Portal do Software Público Brasileiro. Por meio do portal, as prefeituras podem contar com um acervo de soluções livres acompanhadas de vários recursos, como: comunidades de usuários (sociedade, empresas, prestadores de serviço, governo), fóruns de discussão, chats, wiki, o que traz economia de tempo e dinheiro, já que as soluções estão prontas para o uso e dispensam o pagamento de licenças. No portal estão disponíveis soluções para gestão de transporte público, administração de escolas, sistema online de vacinações, entre outros. Já a metodologia para disponibilização de dados em formato aberto permite o acesso a inúmeras informações governamentais. A iniciativa vai ao encontro da Lei de Acesso à Informação.
secom.gov.br