Prefeitura assegura abastecimento d’água para escolas e postos de saúde

    152
    0
    SHARE

    Com a perspectiva de aumento no número de dias de racionamento d’água na região, a Prefeitura Municipal de Campina Grande está adotando medidas emergenciais para garantir abastecimento em escolas, creches e postos de saúde do município. O objetivo é evitar que estes serviços essenciais sejam prejudicados pela crise hídrica do Açude Epitácio Pessoa, que abastece a cidade.

    No caso da rede municipal de educação, inicialmente, serão perfurados poços artesianos nas unidades escolares da zona rural. Em seguida, serão priorizadas as escolas das áreas periféricas da cidade. Como a perfuração depende de estudos técnicos feitos por geólogos, além de outros profissionais especializados, ainda não há previsão da quantidade de poços que serão implantados.

    De acordo com a Defesa Civil municipal, a água dos poços deverá ser utilizada em banheiros, nos serviços de limpeza das salas e para lavar utensílios das cozinhas, por exemplo. O uso da água para consumo humano não está descartado, mas depende da análise de técnicos da Secretaria de Saúde do município.

    Além da perfuração de poços, a Prefeitura também está ampliando o número de carros-pipa para atender as necessidades das escolas e postos de saúde. Para isso, está sendo feito um levantamento da capacidade de armazenamento d’água dos reservatórios das Unidades Básicas de Saúde – UBS e unidades de educação. Os prédios que ainda não possuem caixa d’água serão equipados nos próximos dias.

    Segundo a secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, a falta d’água pode comprometer a realização de serviços, como exames e aplicação de vacinas. “A situação é preocupante, mas a população pode ficar tranquila, pois vamos fazer o possível para assegurar que não haja interrupção nos atendimentos. Também está em fase de conclusão estudos para o reuso d’água nas lavanderias dos hospitais municipais”, garantiu.

    São João – Para garantir a segurança hídrica no Parque do Povo, durante O Maior São João do Mundo, a Prefeitura perfurou dois poços artesianos nas imediações do espaço da festa. A água vai servir para atender as demandas dos serviços de bares e restaurantes que serão instalados no evento, assim como para abastecimento do reservatório que distribui água para os banheiros públicos.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here