Prefeitura beneficia zona rural com cisternas e outros investimentos

    199
    0
    SHARE

    reuniao_secretaario_Sao_Jose_MataAs comunidades rurais de Campina Grande vão ser beneficiadas, até o final do atual governo municipal, com a conclusão ou construção de mil cisternas. Foi o que revelou o secretário municipal de Agricultura, Fábio Medeiros, que participou de reunião com representantes de agricultores do Distrito de São José da Mata. O encontro, na sede administrativa distrital, teve como meta discutir melhorias e prioridades para as comunidades rurais. Ele esteve acompanhando de assessores da Seagri, além do administrador do Distrito, Lucieldo Fernandes.

    Segundo o secretário, o processo de conclusão de cisternas já começou, sendo beneficiadas, prioritariamente, as áreas que não contam com este tipo de equipamento de armazenamento hídrico. Também anunciou que mais de trezentas cisternas serão entregues já neste mês de abril, beneficiando os diversos distritos campinenses. “Nunca, na história administrativa de Campina Grande, um governo concluiu e construiu tantas cisternas em apenas quatro anos de administração, beneficiando, segundo critérios puramente técnicos, os que mais precisam deste tipo de ação”, afirmou.

    Conforme informou, fruto de uma parceria com a Funasa, mas com expressiva contrapartida da PMCG, uma nova parceria deverá ser firmada e, com isso, mais trezentas serão viabilizadas já a partir de abril. “Com isso, marcharemos a passos largos para que alcancemos a meta das mil cisternas, sem se falar que, no segundo semestre deste ano, com recursos próprios do município, tentaremos viabilizar a construção de outras cem unidades”, afirmou.

    Em relação, especificamente, ao Distrito de São José da Mata, o secretário Fábio Medeiros revelou que um dos principais projetos será a recuperação das áreas de nascentes, mediante o plantio de mudas. “Precisamos reflorestar estas áreas. Por isso, tal atividade vai ser realizada, inicialmente, em dez nascentes de São José da Mata, gerando-se a melhoria das condições hídricas e de proteção ambiental. O resultado de todo este esforço só começará a aparecer dentro de seis anos, numa ação destinada a contemplar as futuras gerações”, disse.

    Ao longo da reunião, o secretário ainda se comprometeu em intensificar programas e ações em favor da zona rural, com destaque para a limpeza de barreiros (com prioridade para as maiores e de caráter coletivo) e a recuperação de estradas. Ressaltou, ainda, o esforço do governo em comprar novos equipamentos para atender diversas necessidades da área rural, a exemplo de corte de terras e limpeza de barreiros. Além da ampliação do numero de carros pipa para o atendimento das comunidades distritais, lembrou já ter sido feita a licitação para a compra de sementes, devendo ser adquiridos, especialmente, as de milho e feijão. Haverá, também, grande esforço para a ampliação do dessalinizadores e perfuração de poços.

    Ele ainda teceu esclarecimentos sobre programas como o garantia-safra, explicando, entre outros pontos, critérios para conquista do benefício e o fato de que a PMCG não é a responsável pela inclusão ou exclusão de agricultores no referido programa. Segundo ele, a PMCG oferece apoio com recadastramento e muitas outras ações, além de uma contrapartida de R$ 125 mil.

    Os agricultores e lideranças agrícolas presentes reconheceram o trabalho da atual gestão em prol do homem do campo. Entre eles, João Eudes disse que predomina, atualmente, no setor de agricultura de Campina Grande, uma política verdadeiramente comunitária e não mais partidária, como em outras épocas. “Felizmente, hoje temos pessoas e técnicos dotados do perfil realmente agrícola, a exemplo do secretário Fábio Medeiros, os quais procuram ouvir diretamente a comunidade sobre as questões e problemas da nossa zona rural”, atestou. Além dele, estavam presentes lideranças rurais das comunidades Tambor, Cajazeiras, Félix Amaro, Gaspar, Monte Alegre, Serrotão, Serra de Joaquim Veira, Covão, Bosque, Monte Alegre e várias outras.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here