Prefeitura promove Semana da Consciência Negra de 16 a 22 de novembro

    130
    0
    SHARE

    Seduc_consciencia_negraA Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação, promove a partir da próxima segunda-feira, 16, a Semana da Consciência Negra.

    O evento acontece de 16 a 22 de novembro, com programação no auditório do Centro de Tecnologia da Educação (CTE), no Parque da Criança, na Praça da Bandeira e nas escolas e creches da Rede Municipal.

    O objetivo é celebrar, de forma pedagógica, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

    A abertura na próxima segunda-feira, 16, a partir das 18h30, com a realização do Seminário Municipal Étnico-Racial, discutindo o tema “Trançando a Rede da Diversidade: propostas e desafios para a implementação das leis nº 10.629/2003 e 11.645/2008”. O seminário acontece no auditório do Centro de Tecnologia da Educação (CTE), por trás do Museu Vivo da Ciência.

    O fio condutor do debate será o cumprimento da legislação federal que determina a inclusão da temática da história e cultura dos povos afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar.

    O enfrentamento ao preconceito também vai estar em pauta. A mesa de abertura do seminário vai debater o tema “racismo na escola”, com a participação das professoras Patrícia Aragão e Margareth Melo, ambas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do professor e militante do movimento negro, Moisés Alves, do graduando em Ciências Sociais e Abaiã, Marcus Whinter e do mestre de capoeira Sabiá.

    O seminário apresentará ainda os relatos de experiências de três escolas e uma creche da rede municipal no que diz respeito à abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Participam as escolas municipais Maria José de Carvalho, Zena Brasileiro e Anésio Leão, além da creche Alcides Cartaxo.

    No dia 17 será realizada no Parque da Criança mais uma contação de histórias do projeto “Descobridores de Histórias, Brincando e Aprendendo com as Leis Nº 10.639 e 11.645/2008”. A contação começa às 8horas, com estudantes da Escola Municipal Neco Cirne, do bairro do Pedregal. No dia 19, ainda na programação da Semana, haverá a inauguração da biblioteca da Escola Neco Cirne, a partir das 8 horas.

    Durante os cinco dias de evento haverá programação nas escolas e creches da Rede Municipal, com rodas de leitura, apresentações culturais e atividades lúdicas e pedagógicas direcionadas ao ensino da cultura negra. “Nosso objetivo é estimular a relação entre escola e comunidade, incorporando no currículo a educação para as relações étnico-raciais, numa perspectiva interdisciplinar”, explicou a secretária de educação do município, professora Iolanda Barbosa.

    Praça

    O encerramento oficial da Semana da Consciência Negra acontecerá na Praça da Bandeira, no dia 20 de novembro, a partir das 8 horas. A praça será o palco para apresentações de manifestações da cultura africana e afro-brasileira.

    A programação conta com apresentações de dança e de encenações teatrais protagonizadas por estudantes de quatro escolas municipais: Maria José de Carvalho, Neco Cirne, José de Almeida Junior e Zena Brasileiro.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here