Programação cultural marca abertura da Semana dos Museus

    148
    0
    SHARE

    semana_museus_apresentacoes_grupos-culturaisA 13ª. Semana dos Museus de Campina Grande foi aberta na manhã desta segunda-feira, 18, em solenidade realizada na Estação Velha, onde funciona o Museu do Algodão. A abertura aconteceu, sendo marcada por apresentações culturais, além de pronunciamentos de autoridades destacando algumas das principais ações do governo municipal na área da cultura. O prefeito Romero Rodrigues foi representando pelo secretário municipal de Cultura, Lula Cabral. Também prestigiaram o evento, vereadores e secretários municipais.

    Na abertura, aconteceu um desfile de roupas produzidas artesanalmente por mulheres ligada à Associação Rural do Sítio Santo Izidro, beneficiada com o Projeto “Mulheres de Aruzi”. Elas exibiram peças de crochê, bolsas, blusas sintéticas, vestidos e outros produtos simples, mas de bom gosto e com ilustrações retratando aspectos da cultura regional. A iniciativa demonstra o sucesso da política cultural e, ao mesmo tempo, de sustentabilidade econômica implantada pelo governo municipal na comunidade.

    Logo em seguida, houve uma apresentação da troupe “Pirueta e Cambalhota”,  integrante do Centro Cultural Lourdes Ramalho, de Campina Grande. O grupo apresentou, entre outras músicas, “Feira de Campina”, de autoria do Major Palito, homenageado por ser o mais velho palhaço de Paraíba e considerado um dos ícones da cultura da cidade.

    Logo depois, teve início uma série de pronunciamentos. O primeiro a falar foi o professor Rubens Alves da Silva, representante da Associação Comunitária Rural do Sítio Santo Izidro. Ele falou em nome das 80 famílias residentes na comunidade, tendo agradecido o trabalho desenvolvido pelo governo municipal em áreas como cultura, desenvolvimento sustentável, agricultura e outras áreas.

     “Este é um governo diferente, capaz de desenvolver uma comunidade esquecida pelas administrações anteriores. O prefeito Romero Rodrigues faz um trabalho capaz de elevar a auto-estima do nosso povo”, disse.

    Quem também falou foi a diretora do Patrimônio Artístico e Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande, Giovanna Aquino, que destacou o fato de se comemorar nesta segunda-feira o Dia Internacional dos Museus, tendo como tema central a questão do “desenvolvimento sustentável”, daí a presença na programação de abertura das integrantes do Projeto “Mulheres de Aruzi”, realizado na zona rural.

    Ela também informou que em Campina Grande a programação será muito intensa, estando prevista, por exemplo, nesta quarta-feira, no Instituto Nacional do Semi-árido (INSA), uma mesa redonda sobre desenvolvimento sustentável. Haverá, ainda, esta semana, no Museu do Algodão, uma oficina sobre técnicas de customização de roupas, bordado, crochê e pacht aplique.

    Como representante da Câmara Municipal, falou o vereador Miguel Rodrigues, tendo ressaltado o crescimento, a cada ano, da programação da Semana dos Museus, além de elogiar a política municipal para o setor.

    Depois dele, como representante do prefeito Romero Rodrigues, o secretário Lula Cabral agradeceu o empenho do prefeito e de toda a equipe de cultura pela programação montada para esta semana.

    O secretário relatou que a gestão municipal já trabalha com um projeto destinado a implantar o sistema integrado de museus de Campina Grande. A partir deste sistema, os que visitam a cidade poderão dispor de um roteiro e de uma programação especial para conhecer os museus locais e a própria cultura campinense.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here