A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer da Prefeitura de Campina Grande (Sejel), em parceria com o grupo Trilheiros do Agreste, realizou no último domingo, 23, mais uma Trilha Ecológica, a quarta deste ano. Desta vez o destino foi Camará, em Alagoa Nova. A trilha teve um percurso de oito quilômetros (com nível de dificuldade 7) e contou com a participação de 60 trilheiros.
Os participantes da Trilha Ecológica de Camará partiram às 6h, do Parque da Criança, em veículos particulares. As Trilhas Ecológicas e as Caminhadas da Lua fazem parte do calendário esportivo da cidade, assim como as corridas de rua e outros eventos.
Após a trilha foi realizado banho de açude e oferecido almoço, servido no Restaurante Fogão de Lenha. A cada evento (trilha), os participantes sempre almoçam nos restaurantes que fazem parte do destino escolhido. Lembrando que, a participação nos almoços ou em outras atividades extras é opcional, ficando as despesas a cargo do trilheiro. As trilhas ecológicas contam com participantes que estão no grupo desde o início das atividades.
O secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Teles Albuquerque, disse que a Sejel oferece apoio e é parceira de todos os tipos de esportes, sejam eles coletivos ou individuais, para a manutenção de uma vida saudável ou para o alto rendimento. Segundo Teles, o objetivo principal é incentivar a prática esportiva para que as pessoas saiam do sedentarismo.
O coordenador de Trilhas e Caminhadas da Sejel, Lindoarte Albuquerque, disse que, atualmente, a Prefeitura Municipal disponibiliza várias formas e tipos de esportes para que as pessoas possam escolher aqueles que mais lhe agradam e, dessa forma, possam sair do sedentarismo. Ele acrescentou, que isso é possível porque o prefeito Romero Rodrigues, que é desportista, oferece todas as condições para que estas ações sejam desenvolvidas.
“Nós temos domingos de esporte, lazer e verdadeiro companheirismo. Tudo isso a gente encontra nas trilhas ecológicas. Um caminho para contemplar a natureza e para sair do estresse e do sedentarismo, afastando o risco de doenças degenerativas, sem contar que você sai da rotina do dia a dia e da agitação da cidade” analisou Lindoarte.
Fonte: Codecom