A pretensão não é modesta mas, em se tratando de Campina Grande, onde tudo é superlativo, também não é impossível e, este ano, a cidade que já é nacionalmente conhecida por realizar O Maior São João do Mundo, pretende ganhar notoriedade, também, por realizar a maior quadrilha junina do país.
O ‘Quadrilhão Mexe, Campina!’ será realizado no dia 17 de junho, a partir das 15h, no Parque do Povo, devendo reunir 750 casais, batendo assim o recorde do ano passado, quando contou com a participação de 725 pares, número este atestado após contagem feita por um fiscal do livro de recordes brasileiro. E se depender dos organizadores do evento, essa marca será atingida facilmente, visto que toda a estrutura necessária para a apresentação e o transporte dos dançarinos até o Parque do Povo, já está sendo providenciada.
Nesta sexta-feira, 15, a coordenadora de Turismo, Catharine Brasil; e o secretário executivo de Juventude, Esportes e Lazer, Telles Albuquerque, se reuniram com a equipe que está coordenando o Quadrilhão, para tratar dos preparativos do evento. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Campina Grande com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, por intermédio da Coordenadoria de Turismo e a Coordenação d’O Maior São João do Mundo; de Educação; de Cultura; de Assistência Social; e de Saúde.
Um dos assuntos discutidos durante a reunião de hoje, foi o lazer como inclusão social e, dessa forma, ficou garantida, mais uma vez, a participação de idosos e pessoas assistidas pela APAE e outras instituições, no Quadrilhão. “Nós vamos disponibilizar ônibus e dez apoiadores de cada Secretaria envolvida no evento, para dar total assistência aos participantes da nossa quadrilha”, disse Catharine. A coordenação do ‘Quadrilhão Mexe, Campina!’ também enviará convite às escolas particulares da cidade para que participem desse evento, que promete ser uma das grandes atrações d’O Maior São João do Mundo.
História das quadrilhas – As quadrilhas representam a verdadeira essência cultural do Nordeste brasileiro. A dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de beleza, harmonia e alegria. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), e virou febre no ambiente aristocrático. Com o tempo, se espalhou e o ponto de referência instalou-se no Nordeste.
Em campina Grande elas deram início ao São João, animando bairros durante o mês de junho. Este ano o foco da festa, seguindo orientação do prefeito Romero, será o aperfeiçoamento dessa tradição Cultural.
Fonte: Codecom