Secretaria de Cultura realiza programação alusiva à Semana Nacional dos Museus

    119
    0
    SHARE

    A Secretaria de Cultura (Secult) da Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Diretoria de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, participará da 13ª  Semana Nacional dos Museus, que ocorrerá de 18 a 24 de maio nos Museus Municipais.

    Evento de âmbito nacional, promovido pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, estarão participando este ano o Museu da História e Tecnologia do Algodão, o Museu Vivo do Nordeste ( Projeto de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em História- UEPB), o Centro Cultural Lourdes Ramalho, com a Filarmônica Mirim, a Secretaria Municipal de Educação, através das escolas Epitácio Pessoa, CEAI, Elpídio de Almeida e Padre Antonino, bem como a articulação do Meio Ambiente nas Escolas, o INSA (Instituto Nacional do Semi Árido) e o Projeto Social e Sustentável “Mulheres de Aruze” vinculado, a Secult.

    Além de visitações aos museus municipais, a programação contará com exibições de filmes, palestras, exposições, mesa redonda, oficinas, visitas técnicas dos funcionários dos museus a outros espaços de memória da cidade.

    Duas atividades merecem destaque nessa semana. O desfile, que ocorrerá na manhã de abertura do evento, na segunda-feira, 18, no Largo do Museu do Algodão, no qual as modelos estarão vestindo peças de roupas transformadas por meio da técnica de customização. As vestimentas contam com elementos do patrimônio material, imaterial e ambiental de Campina Grande, que objetiva apresentar o resultado do trabalho coordenado pela designer Renata Arnoud, intitulado ” Mulheres de Aruze”, desenvolvido na Comunidade de Santo Izidrio.

    Outra ação que se destaca como parte da 13ª Semana dos Museus será o concurso pela seleção de parte do acervo que irá compor a Cápsula do Tempo, realizado na manhã do dia 20 de maio, a partir das 9h, no auditório da Secult.

    Essa atividade será a culminância de um trabalho iniciado durante a realização da Semana pedagógica, junto as escolas municipais, com alguns educadores do segundo e terceiro ciclo, coordenados pelos professores Giovanna Aquino, Socorro Duarte, Márcia Menezes e Valmir Pereira. A iniciativa é da Diretoria de Patrimônio Histórico da Secult, articulada pelas secretarias de Educação, Obras, Comissão do Sesquicentenário, sub- comissão de Patrimônio Cultural.

    A orientação é que este acervo retrate as características  identitárias de Campina Grande, quando da comemoração dos 150 anos de existência.

    Os educadores apresentarão resultados de pesquisas realizadas pelos alunos com seus familiares, que demonstrem o cotidiano, músicas, vestimentas, culinária, diversão, eventos, profissões, entre outras características.

    Serão apresentados depoimentos e objetos que revelem o dia a dia do cidadão campinense. Parte desse acervo será depositado no solo do Memorial do Sesquicentenário – Cápsula do Tempo, e as demais peças expostas nos museus da cidade por ocasião do aniversário de Campina em outubro de 2015.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here