Secretaria de Saúde amplia prevenção à hipertensão arterial

    151
    0
    SHARE

    O próximo domingo (26) é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Em Campina Grande, a Secretaria de Saúde tem investido na prevenção aos problemas causados pela doença nos pacientes. O número de mortes por doenças hipertensivas foi reduzido. Em 2012, 194 pessoas morreram. Em 2013, o número caiu para 150 e em 2014 foram registrados 156 óbitos. Em 2015 foram 33 até o momento.

    Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm programas direcionados especificamente para os hipertensos e também dispõem de grupos de hipertensos que são acompanhados por uma equipe multiprofissional e que realizam reuniões para discutir sobre as atividades necessárias para melhorar a saúde de cada paciente.

    Desde março de 2015, os serviços de nutrição foram ampliados na cidade. Mais 25 UBS passaram a oferecer o atendimento de nutricionistas por meio de parcerias com universidades. Estes profissionais acompanham os hipertensos e elaboram programas de alimentação voltados para a prevenção aos problemas da doença.

    Os horários de atendimentos para consultas e exames também foram ampliados para garantir que o trabalhador possa cuidar da saúde em um terceiro turno. Os Centros de Saúde, algumas UBS e até o Hospital Municipal Pedro I oferecem consultas com cardiologistas no período da noite.

    Também é preciso destacar a garantia da medicação pela Rede de Atenção Básica à Saúde e a construção de dezenas de praças e espaços com academias populares que permitem e incentivam a prática de exercícios, componente fundamental para a prevenção à hipertensão. O programa Mexe Campina, que leva a orientação para a execução correta dos exercícios físicos, também foi ampliado, sendo levado até mesmo aos distritos.

    “Hipertensão não é doença de velho. É por isso que é preciso tratar, mas fundamentalmente prevenir porque cada vez mais a idade de quem tem hipertensão diminui. Atualmente, com o agravante da obesidade, as pessoas se tornam hipertensas cada vez mais cedo. Sem contar a vida estressante que se tem nos dias atuais”, frisou a médica Diretora de Atenção à Saúde da Secretaria municipal, Giovanna Cordeiro.

    O Acidente Vascular Cerebral também pode ser ocasionado pela hipertensão. A Secretaria desenvolveu a Semana de Prevenção ao AVC com atividades em toda a cidade conscientizando para a necessidade de cuidados. Além disso, todas as ações de serviços oferecidas eventualmente pela Secretaria têm a aferição de pressão arterial à disposição para o público.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here