Uma mudança que pode significar muito para os pacientes que precisam utilizar sonda vesical para auxilio no esvaziamento da bexiga. A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande está descentralizando o serviço de troca de sonda, que antes era feito apenas em unidades hospitalares. Agora, o procedimento pode ser feito na Policlínica Luzia Cosme Dantas, nas Malvinas, e no Centro de Saúde do Distrito de São José da Mata. Profissionais destas duas unidades de saúde também estão fazendo a substituição das sondas nas residências de pacientes acamados.
Somente na Policlínica das Malvinas, são atendidas regularmente 23 pessoas que fazem uso da sonda vesical de forma contínua, sendo dez pacientes acamados, em função da idade ou em decorrência de algum procedimento cirúrgico. Para este grupo, o atendimento é feito em casa por um enfermeiro, que também realiza visitas periódicas para verificar a necessidade da troca da sonda. Tanto os procedimentos feitos nas residências quanto os atendimentos na unidade de saúde são previamente agendados com as famílias dos usuários do serviço.
A troca de sonda vesical consiste na colocação de um cateter pela uretra para chegar até a bexiga e fazer com que a urina do paciente escoe. A orientação do Ministério da Saúde é que as sondas sejam substituídas a cada 30 dias. No entanto, os familiares dos pacientes podem entrar contato com a Policlínica, por telefone, caso a sonda precise ser substituída.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, o novo serviço começou a ser oferecido gradativamente a partir do segundo semestre de 2014 na Policlínica e foi ampliado este ano para o Centro de Saúde de São José da Mata, que atende cerca de dez pacientes. A experiência deverá ser ampliada para outros Centros de Saúde da cidade.
“É mais uma ação de garantia de direitos da gestão do prefeito Romero Rodrigues e que está contribuindo para humanizar o atendimento na rede municipal de saúde. Sem falar que estamos evitando, por exemplo, o desenvolvimento de infecções, o que é comum quando não é feita a substituição da sonda dentro do prazo”, avaliou a secretária.
Reflexo – Em Campina Grande, a substituição da sonda vesical, pelo SUS, ainda pode ser feita na Unidade de Pronto Atendimento – UPA e no Hospital Universitário Alcides Carneiro. Com descentralização deste e de outros serviços, a Secretaria Municipal de Saúde está levando atendimentos especializados e de média complexidade para os bairros da cidade. A medida também contribui para diminuir a procura por este tipo de serviço nas unidades hospitalares do município.
Fonte: Codecom