A secretária da Assistência Social (Semas) de Campina Grande, Eva Gouveia, reuniu na manhã desta quarta-feira, 02, a Rede de Vigilância Socioassistencial, a Diretoria da Rede Especializada e os Coordenadores dos CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para redefinição das áreas de atendimento.
Na reunião foi avaliada a divisão de áreas dos CREAS, redistribuição de tarefas e a abrangência das unidades de assistência social.
A nova divisão das zonas tem como objetivo o atendimento às famílias mais carentes de Campina Grande, para assim terem acesso, mais rápido, à rede de assistência social coordenada pela secretaria, tendo como preocupação principal a demanda de atendimentos e a vulnerabilidade encontrada em cada bairro da cidade.
Em Campina Grande, que atualmente, segundo dados do IBGE de 2014, tem 402.912 habitantes, três CREAS estão em atividade. Desses, dois são mantidos em parceria com o Governo Federal, o qual entende que a cada 200.000 habitantes um município precisa de uma unidade.
“Dois CREAS seriam insuficientes para o número de atendimentos. Por isso, graças à sensibilidade do prefeito Romero Rodrigues, a terceira unidade é mantida totalmente com recursos próprios da Prefeitura Municipal”, destacou a secretária Eva Gouveia.
O CREAS I localizado na Avenida Amazonas, 65, Bairro Liberdade, tendo como coordenadora Ana Lúcia Barros e o telefone de contato 33106680, ficará responsável pelos distritos de Catolé de Boa Vista e Galante e os bairros do Velame, Jardim Verdejante, Acácio Figueiredo, Catolé de Zé Ferreira, Bairro das Cidades, Novo Cruzeiro, Três Irmães, Rosa Cruz, Presidente Médici, Distrito dos Mecânicos, Cruzeiro, Ligeiro, Jardim Paulistano, santa Terezinha, Distrito Industrial, Tambor, Liberdade, Gloria, Estação Velha, Jardim America, Jardim Europa, Itararé, Catolé, Sandra Cavalcante, Vila Cabral de Santa Terezinha, Mirante, José Pinheiro, Monte Castelo, Santo Antonio, Castelo Branco e Nova Brasília.
O CREAS II localizado na Avenida Otacílio Nepomuceno, 430, Bairro Catolé, tendo como coordenadora Maria Betânia Planteante Costa Brito e o telefone de contato 33106117, ficará responsável pelas Medidas Socioeducativas de todo território de Campina Grande.
Já o CREAS III localizado a Rua Agamenon Magalhães, 205, Bairro Alto Branco, tendo como coordenadora Rosangela Aparecida Gusmão e o telefone de contato 33225925, na nova redistribuição ficará responsável pelo Distrito de São José da Mata e os bairros Santa Rosa, Cinza, Quarenta, Rocha Cavalcante, Dinamerica, Centenário, Malvinas, Mutirão, Ressurreição II, São Januario, Serrotão, Vila dos Teimosos, Ramadinha, Novo Bodocongó, Bairro Universitário, Jardim Tavares, Bodocongó, Pedregal, Bela Vista, Prata, Centro, Monte Santo, Palmeira, Conceição, Lauritzem, Jardim Tavares, Alto Branco, Continental e Bairro das Nações.
Fonte: Codecom