Com o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à educação do e no campo, considerando práticas pedagógicas e perspectivas que favoreçam a inclusão e a diversidade, a Prefeitura de Campina Grande através da Secretaria de Educação realizou nesta sexta-feira (2), o Seminário Municipal de Educação do e no Campo, no auditório do CTE.
O evento que teve como público alvo os técnicos, os professores e os gestores das escolas do campo. A abertura aconteceu pela manhã e se estendeu por todo o dia com a realização de mesas redondas e debates.
A secretária de Educação, Iolanda Barbosa deu as boas vindas aos participantes do seminário, agradecendo inicialmente aos técnicos, professores e gestores da Rede pelo trabalho Desenvolvido nas escolas.
Ela falou das práticas pedagógicas, do saber da criança do campo que deve ser igual a da zona urbana. Que a política pública deve ser humana, respeitando as culturas e os saberes do campo.
Iolanda Barbosa também lembrou a questão do financiamento da educação e de que é necessário ampliar o leque do conhecimento regular. “A educação do e no campo tem que garantir o acesso nas escolas. Direito de aprender deve ser o nosso foco”.
A secretária destacou ainda em sua fala, do PNAIC que é uma metodologia, estratégia, u
m procedimento para melhorar o letramento; da necessidade de expansão da frota de ônibus; da melhoria da infraestrutura e manutenção completa das escolas.
Finalizando ela classificou como maior ação da Educação em 2015 foi a estruturação e aprovação do Plano Municipal de Educação. “A gente pretende ir mais longe, tendo sempre como foco a aprendizagem”.
A primeira mês redonda abordou o tema “Políticas públicas por uma educação de qualidade no Campo”, tendo como palestrante, a professora doutora Albertina Maria Ribeiro de Araújo, da Universidade Federal da Paraíba – Campos de Bananeiras.
Na segunda mesa a professora e mestra Simony Araújo de Morais, supervisora da Rede Municipal discutiu o tema “Educação do e no Campo em Campina Grande: Uma história de desafios e conquistas”.
A última mesa com o tema “Inclusão e diversidade na Educação do Campo”, foi apresentada pela professora e mestra Iara Morais Gomes, psicóloga da Rede Municipal de Educação.
Fonte: Codecom