Em alguns produtos comprados no supermercado, por exemplo, aparece a imagem com oito figuras e frases como “Acabar com a fome e a miséria”, e assim por diante. Muitos não sabem, mas estas oito figuras com suas respectivas frases representam oito objetivos universais que norteiam a gestão em 189 países do mundo desde 2000. Em Campina Grande, o Seminário de Formação do Núcleo dos Objetivos do Milênio (ODM) acontecerá nesta quinta-feira, 21, e entre os temas discutidos estão assuntos referentes à saúde pública.
A Secretaria Municipal de Saúde, assim como faz desde o início da gestão do prefeito Romero Rodrigues, busca através do Seminário ouvir a população sobre os anseios de mudanças na área da saúde. Durante o evento, uma equipe de técnicos da saúde municipal, do setor privado e membros da sociedade civil organizada irão compor um grupo que terá a atribuição de monitorar a gestão pública no cumprimento das diretrizes administrativas para o alcance dos objetivos.
Os objetivos relacionados diretamente à saúde dizem respeito à mortalidade infantil, à saúde da gestante e ao combate à aids, à malária, entre outras. A Diretoria de Vigilância em Saúde do Município realiza constantemente campanhas visando diminuir os índices dessas doenças. Um dos exemplos é a oferta do teste rápido oral de HIV, com resultado em minutos, que tem contribuído no diagnóstico precoce e o inicio imediato do tratamento.
O Seminário ainda vai dar oportunidade para os profissionais buscarem sugestões para ampliar as melhorias das redes de cuidados materno e neonatal na Atenção Básica, com o intuito de reduzir a mortalidade infantil. As ações na área já consistem na ampliação no número de leitos do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, bem como a criação da UTI obstétrica da maternidade, além da abertura da Casa da Gestante e da execução de programas como a Rede Cegonha, que assegura o parto humanizado.
O evento acontece às 7h30 no auditório do Colégio Imaculada Conceição – Damas. A secretária Municipal de Campina Grande, Lúcia Derks, vai fazer um balanço sobre a saúde no Município e discutir propostas para a área com os participantes do Seminário. A ideia é também buscar soluções integradas para reduzir a pobreza, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, garantir a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.