SINE participa do Observatório do Mercado de Trabalho

    133
    0
    SHARE

    O SINE Municipal em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e Ministério do Trabalho e Previdência Social participa de projeto do Observatório do Mercado de Trabalho da Paraíba, que objetiva produzir conhecimento sobre o mercado de trabalho local como subsídios para a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. A informação é do Coordenador Executivo do SINE Municipal, Hércules Lafite de Lafontaine.

    O Observatório vai construir um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais – para consolidar uma metodologia de acompanhamento da situação da ocupação e da renda do Estado.

    A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte da estratégia do Observatório, tendo em vista a ampliação do debate público sobre esta temática.

    O Observatório é um órgão articulador da produção de conhecimento sobre o mundo do trabalho. A iniciativa visa à promoção de amplo diálogo social entre os diversos atores envolvidos com a temática do trabalho, a fim de que possam atuar na implementação de políticas públicas adaptadas às mais variadas nuances, regionais que compõem a realidade nacional.

    A Prof.ª Dra. Nadine Agra é uma das coordenadoras do projeto. A pesquisa na Paraíba será desenvolvida nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Monteiro e Patos e tem como público alvo os formuladores de políticas públicas; representantes de trabalhadores e empresários; pesquisadores, estudantes, e profissionais ligados ao mundo do trabalho.

    De acordo com Hércules Lafite – o SINE Municipal participa do projeto através de informações de indicadores do nosso mercado de trabalho, perfil dos trabalhadores, etc. – destacou.

    A análise de indicadores socioeconômicos locais é o eixo central da pesquisa. Os eixos temáticos são:

    – Trabalho, Educação e Desenvolvimento: que objetiva analisar a adequação da oferta de ensino superior à dinâmica do mercado de trabalho estadual entre os anos de 1995 a 2015.

    – Economia Solidária: que vai mapear as iniciativas de economia solidária na Paraíba; e levantar as dificuldades de gestão enfrentadas pelos gestores dos empreendimentos de economia solidária.
    PMCG

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here