A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, sempre atenta na busca em oferecer segurança no trânsito à população Campinense tem empreendido esforços no sentido de melhorias de mobilidade urbana.
Por determinação do Prefeito Romero Rodrigues, a STTP dando inicio a execução do projeto de engenharia de tráfego do núcleo central. Nesta etapa compreendendo as Ruas Afonso Campos/Peregrino de Carvalho (trecho Rua Afonso Campos com Av. Floriano Peixoto), objetivando reduzir os congestionamentos presentes em horários críticos e melhorar as travessias de pedestres e assim, humanizar o centro da cidade.
As modificações que serão implementadas a partir da sexta-feira, 13, do corrente mês, acontecem com a ciência dos dirigentes da Associação Comercial e do Clube de Diretores Lojistas, que já discutiram e avalizaram a proposta das modificações que também contemplarão, as ruas Miguel Couto e Irineu Joffily, onde serão colocadas novas sinalizações de regulamentação, com o estacionamento funcionando apenas do lado direito da rua, enquanto que as áreas de carga e descarga serão redefinidas.
De acordo com Alex Marcolino, gerente de operações de trânsito da STTP, em diversas áreas da cidade, a prefeitura vem implantando projetos de engenharia de tráfego, oferecendo uma série de intervenções para garantir maior fluidez. “Estamos iniciando um projeto macro onde o principal objetivo da prefeitura é melhorar a velocidade operacional dos veículos nas vias de nossa cidade, sempre procurando despertar à população e aos condutores de veículos a importância da educação de trânsito”, disse o gerente.
Na Rua Afonso Campos, por exemplo, será permitido o estacionamento apenas do lado esquerdo, e o ponto de táxi, que funciona nas proximidades da Feira Central, será relocado para o lado esquerdo da via. A Zona Azul que funciona no local será transferida para as Ruas adjacentes e no cruzamento das Ruas Bento Viana e Afonso Campos já foi implantado um semáforo que, em breve, estará em funcionamento. Nesse trecho, a STTP também pretende alongar as calçadas próximas para facilitar o tráfego de pedestres.
Já na Rua Vila Nova da Rainha, a quantidade de vagas para carga e descarga será ampliada para facilitar o movimento de caminhões que abastecem os supermercados instalados na região. Outra mudança acontecerá na Rua Irineu Joffily, onde o estacionamento do lado esquerdo não será mais permitido e após a ‘Praça Coronel Antônio Pessoa’, na Rua Miguel Couto, não será mais permitido estacionar.
Conforme o cronograma de ações, do dia 14 de fevereiro até 14 de março, equipes de educadores, fiscais de transportes e agentes de trânsito realizarão uma campanha informativa e educativa com os motoristas e pedestres, para informar à maior quantidade de pessoas possível, sobre essas alterações. O objetivo é realizar um trabalho de educação de trânsito, visando uma melhor adaptação pela população as ações implementadas com as alterações de trânsito.
Na semana que antecede o período de carnaval, de 09 a 13, equipes da divisão de educação de trânsito estarão interagindo com comerciantes e lojistas das áreas beneficiadas, para que informem aos beneficiários as modificações, de modo a colaborar com a implantação do projeto de mobilidade urbana. Lamentavelmente, após o período de campanhas informativa e educativa, os proprietários dos veículos que insistirem no estacionamento irregular estarão sujeitos a sofrer sansões previstas na nossa Lei Cidadã do Código de Trânsito Brasileiro.
Fonte: Codecom