Técnicos da Prefeitura de Campina Grande, integrantes do Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob, e do Conselho Técnico de Mobilidade Urbana – CTMU, estão participando de eventos sobre transporte público, no eixo Rio – São Paulo. As engenheiras Valeria Barros e Araci Brasil, acompanhadas da técnica Caroline Magalhães, estão participando do Congresso Internacional Cidades & Transportes, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento vai abordar seis grandes temáticas, que devem se consolidar na agenda política para que as cidades cresçam preparadas para o futuro. São elas: Vulnerabilidade, Resiliência e Adaptação; Políticas Públicas Inovadoras; Transporte Sustentável e Mobilidade; Novas Tecnologias; Desenvolvimento Sustentável Urbano; Equidade Econômica.
Até 2030, mais 1,5 bilhão de pessoas e mais de 1 bilhão de veículos serão adicionados às cidades de todo o mundo e as escolhas que as cidades fizerem hoje, irão marcar a vida dessas pessoas. Para estarem preparados, os centros urbanos precisam de soluções holísticas, metas mensuráveis, mecanismos de responsabilização saudáveis e políticas nacionais inovadoras. As cidades precisam ainda de conhecimento e ferramentas para promover a urbanização de forma sustentável.
O encontro faz parte da celebração dos dez anos de trabalho da EMBARQ Brasil e coincide com os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, parceira-chave para a concretização deste evento. O Congresso também reunirá prefeitos, especialistas, pesquisadores, empresários e representantes de organizações da sociedade civil, para debater e pensar coletivamente alternativas viáveis para o futuro das áreas urbanas, uma vez que cada vez mais os prefeitos precisam de apoio e de novas ideias para alavancar projetos que tornem as cidades mais inclusivas e sustentáveis.
Seminário NTU – Na semana passada, de terça à quinta-feira, a equipe da Prefeitura também esteve participando do 29º Seminário Nacional da NTU, e da 5ª edição da Feira Transpúblico, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, cujo tema central foi a “Prioridade ao Coletivo para uma Mobilidade Sustentável”.
Durante três dias, o debate sobre a mobilidade sustentável ocorreu com o objetivo de incentivar a democratização do espaço viário para que as cidades sejam mais dinâmicas e atendam à coletividade, priorizando políticas públicas para o transporte coletivo. No evento, também foram abordadas as tendências mundiais em projetos de mobilidade urbana sustentável, com a palestrante internacional Susan Zielinski.Fonte: Codecom