Técnicos e gestores da Rede Municipal participam de formação sobre práticas de alfabetização

    134
    0
    SHARE

    formacao_alfabetizacaoA coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande, promoveu nesta segunda-feira, no auditório do Teatro Rosil Cavalcante, uma formação com técnicos e gestores da Rede Municipal de Ensino, tendo como pauta a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA 2015), a Provinha Brasil e práticas de alfabetização.

    Na segunda a programação foi voltada para técnicos, ficando os gestores para esta terça-feira, 19.

    O objetivo da Secretaria de Educação é proporcionar um momento de formação em rede, instrumentalizando gestores, técnicos, professores e pais no contexto da alfabetização. A formação foi ministrada pela coordenadora do PNAIC, Ana Lúcia de Souza Silva.

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Estado, nas esferas federal, estadual e municipal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

    A ANA é uma avaliação externa realizada pelo Inep com alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de todo o país. A prova é o instrumento do Ministério da Educação (MEC) para acompanhar a eficácia do PNAIC, lançado em 2012, que tem como meta a alfabetização plena de todas as crianças até os oito anos de idade, em leitura, escrita e matemática. A prova é realizada anualmente.

    Já a Provinha Brasil é uma avaliação aplicada aos alunos do 2º ano do Fundamental. É uma prova não classificatória, cuja função principal é fazer uma análise diagnóstica. Ela auxilia os professores e gestores a acompanhar o desempenho dos estudantes ainda dentro do ciclo de alfabetização, que corresponde aos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here