Inicio Campina Grande Bloco ´Os Foliões do Ferro´ deve arrastar mais de 3 mil pessoas...

Bloco ´Os Foliões do Ferro´ deve arrastar mais de 3 mil pessoas na prévia de carnaval em Campina Grande

481
0
SHARE

Uma idéia de quatro amigos numa mesa de bar, em 2.010, acabou se transformando na realidade de um bloco carnavalesco que este ano deve arrastar mais de 3 mil pessoas pelas ruas centrais de Campina Grande, em seu tradicional desfile uma semana antes do carnaval. O bloco ´Os Foliões do Ferro´, em seu oitavo ano, sai às ruas no próximo sábado (3) pontualmente às 16h, mas a concentração começa ao meio dia no local onde ele nasceu: Bar Ferro de Engomar, na esquina das Ruas Getúlio Vargas com Rui Barbosa, centro.

Um dos dirigentes do bloco, Lúcio da Cagepa, disse que o primeiro desfile do Ferro, em 2.011, contou com apenas 150 participantes. No ano seguinte já foram 450 e atualmente a previsão é de que 2.500 foliões comprem a camisa da agremiação e mais de 500 pessoas (a chamada pipoca) acompanhem o bloco, que sempre faz o mesmo percurso: sai do Bar Ferro de Engomar, segue pelas ruas Rui Barbosa, 13 de Maio, Vidal de Negreiros, Venâncio Neiva, Praça Newton Rique, Marquês de Herval, Praça da Bandeira, Getúlio Vargas e volta ao local de origem. Em média o percurso dura cerca de 3h.

Sempre animado pela orquestra Som na Praça, o bloco do Ferro tem hino próprio (Meu Bloco) uma composição de Jozildo Chaves, mas todo ano apresenta uma música nova para animar os foliões. Este ano é ´Cuidado com as voltas que o mundo dá´, do mesmo compositor e animador da festa.

ALEXANDRE TAN

Geralmente o bloco toca marchinhas e frevos e além das pessoas com mais idade (a maioria dos foliões) muitos jovens e adolescentes já estão começando a participar do evento, por influência dos pais. Além das atrações tradicionais este ano o bloco tem uma grande novidade, que é a presença do cantor Alexandre Tan animando a concentração do Ferro, no próximo sábado, a partir do meio dia.

Lúcio disse que a formação foliã do bloco é muito eclética e atrais todas as classes sociais e todos os tipos de profissionais liberais não só de Campina Grande e da Paraíba, como também de outros estados, a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte. A camisa do Ferro de Engomar tem preço único de 30 Reais e só é vendida no bar do mesmo nome, sede oficial da agremiação. O contato é pelo fone (83) 9 8880-0475. Nesta sexta-feira (2) haverá uma prévia do bloco lá mesmo no Bar Ferro de Engomar, a partir de 11h, com muita música e vendas de camisas, além da presença da imprensa e de convidados.

 

Fonte: Codecom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here